Tribunal diz serem inelegíveis candidatos do PS e da CDU a Beja

| Política
Porto Canal / Agências

Beja, 16 ago (Lusa) -- Os candidatos do PS e da CDU à Câmara de Beja, Pulido Valente e João Rocha, foram hoje considerados inelegíveis pelo tribunal da cidade, apesar de, numa primeira decisão, a juíza ter admitido as candidaturas.

"A juíza do Tribunal de Beja, primeiro, aprovou as listas com estes candidatos, considerando-os elegíveis, mas agora decidiu o contrário", revelou à agência Lusa o cabeça-de-lista socialista e atual presidente do município, Jorge Pulido Valente.

Também Manuel Reis, da Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP, explicou que a candidatura da CDU foi hoje notificada desta nova decisão do tribunal.

As candidaturas "foram admitidas, numa primeira decisão", e agora os candidatos foram "considerados inelegíveis", disse.

Na terça-feira, o Bloco de Esquerda (BE), que tinha apresentado um alerta no Tribunal de Beja alegando que os candidatos do PS e da CDU violavam a lei de limitação de mandatos, divulgou que as candidaturas àquela câmara municipal tinham sido admitidas.

"Os mandatários das candidaturas foram notificados, na segunda-feira, de que todas as candidaturas foram consideradas elegíveis", disse então à agência Lusa Alberto Matos, coordenador nacional autárquico do BE.

Contudo, explicou hoje à Lusa o mesmo dirigente partidário, a juíza, na altura, "apreciou apenas as candidaturas no seu conjunto e os documentos apresentados".

"Não tinha analisado o nosso alerta, nem os candidatos. Agora é que se pronunciou e disse que eram inelegíveis, por já terem cumprido três mandatos, dando 24 horas aos partidos para os substituírem ou apresentarem reclamação", esclareceu.

Contactado pela Lusa, o cabeça-de-lista do PS, Jorge Pulido Valente disse ter sido hoje notificado deste "novo despacho", o qual "revê a decisão inicial".

"A juíza, com base no requerimento do BE, que ela própria diz não ter legitimidade porque não foi subscrito por qualquer candidato" autárquico -- o BE não apresentou candidatura à Câmara de Beja -, "reabriu o processo e decidiu em sentido contrário", referiu.

Segundo Pulido Valente, a sua candidatura "não vai substituir o cabeça-de-lista", pretendendo entregar, ainda hoje, a respetiva reclamação no tribunal.

A mesma intenção tem a candidatura da CDU, pois, disse à Lusa Manuel Reis, "a reclamação está a ser preparada, para entregar hoje, sem substituir qualquer candidato".

Jorge Pulido Valente foi eleito presidente da Câmara de Mértola pelo PS em 2001 e 2005, mas suspendeu o cargo em setembro de 2008, tendo sido, em 2009, o candidato a Beja, para onde foi eleito, com maioria absoluta.

Quanto a João Rocha, liderou a Câmara de Serpa entre 1979 e final de outubro de 2012, quando cumpria o nono mandato consecutivo, altura em que suspendeu o cargo, por razões pessoais, sendo agora o candidato da CDU a Beja.

Os outros candidatos à Câmara de Beja nas autárquicas de 29 de setembro são João Pedro Caeiro (PSD/CDS-PP) e José Lopes Guerreiro (movimento independente "Por Beja com Todos").

Os socialistas gerem sete dos 14 concelhos do distrito de Beja, enquanto a CDU lidera seis e um é presidido pelo PSD.

RRL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".