Campus Internacional de Arquitetura debate reabilitação urbana em Santo Tirso

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 ago (Lusa) -- Cerca de duas dezenas de alunos e professores portugueses, espanhóis e suíços vão participar, entre segunda e sexta-feira, em Santo Tirso, num Campus Internacional de Arquitetura dedicado à temática da reabilitação urbana.

A autarquia referiu hoje que a iniciativa incluirá conferências, visitas de estudo e sessões de trabalho prático que irão abordar o tema da habitação de baixo custo nas novas sociedades e a utilização do património existente.

"Este campus surge integrado no programa de comunicação e divulgação da Fábrica de Santo Thyrso que é, também ela, um excelente caso de estudo de reabilitação urbana", acrescenta em comunicado.

O Campus Internacional de Arquitetura denominado "Low Cost Dwelling for the New Society Utilization of Existing Patrimonio" é organizado pela Câmara de Santo Tirso mediante uma proposta apresentada pela Universidade de Navarra, Espanha.

No encontro participam professores das universidades de Navarra, do Porto e de Lausanne (Suíça) e dois técnicos municipais que, irão "fazer a ponte com o contexto real".

"Durante cinco dias os alunos irão debruçar-se sobre um edifício localizado no centro de Santo Tirso e elaborar propostas de reabilitação. Contam para tal com o apoio docente especializado e com conferências e visitas de estudo paralelas que ajudarão a configurar o problema e a formular soluções", esclarece a organização.

De acordo com a mesma fonte, esta pretende ser a primeira de um conjunto de experiências que nas diversas áreas técnicas e artísticas irão "criar parcerias internacionais qualificadas projetando externamente o nome da Fábrica e da cidade".

A direção do Campus é da responsabilidade de José Manuel Pozo (Pamplona) e de João Álvaro Rocha (Porto). Marcam também presença neste encontro arquitetos como Catarina Wall (Lausanne), Juan Miguel Ochotorena (Pamplona), Nuno Valentim Lopes (Porto), Cristina Guedes (Porto), Carlos Pereda (Pamplona), Ramón Sanabria (Barcelona), José Morales (Sevilha) e Francisco Mangado (Pamplona).

As conferências, abertas ao público em geral, irão realizar-se na Incubadora de Base Tecnológica na Fábrica de Santo Thyrso, no final de cada jornada de trabalho

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.