Governo não recorre a requisição civil na greve de pilotos porque condições são diferentes do Natal

| Economia
Porto Canal / Agências

Vagos, Aveiro, 24 abr (Lusa) -- O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, justificou hoje que o governo não avança para a requisição civil na greve dos pilotos da TAP porque não se verificam as condições do período de Natal e Ano Novo.

"O governo respeita o direito à greve e não tem em consideração que este período tenha as mesmas condições excecionais do Natal e do Ano Novo [altura em que decorreu a anterior greve] para promover a requisição civil", disse.

Para aquele membro do governo, cabe aos pilotos decidirem se mantêm a greve. "Uma decisão que lhes diz respeito, mas tem impacto nos trabalhadores da empresa, nas suas famílias, na recuperação da economia e do ambiente de negócios", frisou.

Sérgio Monteiro advertiu, contudo, que "hoje as companhias se não tiverem paz laboral e condições de competitividade não sobrevivem e existem muitos exemplos de como isso pode ser realidade".

"Há quem ache que as companhias aéreas detidas pelos estados sobrevivem, em qualquer que seja o cenário que enfrentam, em termos de concorrência e de luta laboral, mas isso não é assim. Não foi assim na Bélgica, onde a Sabena faliu, nem na Suíça, onde a Swissair faliu (...)", exemplificou.

O secretário de Estado, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à Ria Blades, empresa de pás eólicas que ampliou as suas instalações e criou mais de mil postos de trabalho, em Aveiro, salientou que "o Estado não tem dinheiro, e mesmo que tivesse não podia capitalizar a companhia [TAP], a não ser com uma profunda restruturação".

"Temos todos de cair na realidade: não podemos vender ilusões aos portugueses, aos clientes da TAP e aos seus trabalhadores. Mais do que o ping-pong sobre acordos que estão escritos, é o momento de pensar no que é essencial: os clientes que vêm a possibilidade de não terem os voos previstos, o impacto económico que a TAP tem no turismo e nos negócios em Portugal e a viabilidade futura da companhia", completou.

MSO// ATR

Lusa/ Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.