A Suíça é o país mais feliz do mundo

A Suíça é o país mais feliz do mundo
| Mundo
Porto Canal (SYE)

A Suíça encontra-se no topo do ranking do terceiro World Happiness Report, um estudo realizado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O estudo tem como objectivo medir o nível de felicidade dos países, tendo em conta o sentimento de bem-estar das populações nacionais através de indicadores como o PIB per capita, a liberdade para tomar opções de vida ou ainda a percepção de corrupção. Dos 158 países, Togo encontra-se no fundo da tabela e Portugal no 88º lugar.

Para medir a felicidade dos 158 países foram tidos o PIB per capita, apoios sociais, esperança media de vida, liberdade de escolha, generosidade e percepção de corrupção. Os inquiridos também tiveram de indicar uma possível colocação do seu país. O somatório das variáveis foi depois classificado numa escala medidora de felicidade de um a dez, do menos feliz ao mais feliz.

A Suíça obteve uma pontuação de 7,587, liderando, então, o ranking dos países mais felizes do globo, seguida pela Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá. O Togo é, pelo contrário, o país menos feliz do mundo, com uma pontuação de 2,839. Burundi, Síria, Benim e Ruanda acompanham o Togo no fundo da tabela. Com uma pontuação de 5,102 e em 88º lugar encontra-se Portugal.

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.