Espírito Santo Financial Group apresenta prejuízo de 63,8 ME no 1º. semestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 ago (Lusa) - O Espírito Santo Financial Group (ESFG) apresentou um prejuízo de 63,8 milhões de euros no primeiro semestre, quando tinha registado um lucro de 25 milhões de euros no mesmo período do ano passado, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo explica a queda dos resultados com a "acentuada contração económica em Portugal resultante do programa de austeridade em curso".

De acordo com a informação do grupo Espírito Santo, o produto bancário comercial diminuiu 23,4%, para 856 milhões de euros, enquanto o resultado financeiro registou uma quebra de 24,2%, passando para 499,1 milhões de euros.

O grupo também apresentou uma queda dos seus resultados de serviços a clientes, que caíram 22,4%, para 356,9 milhões de euros.

No período em causa, os custos do ESFG aumentaram, com os operacionais a crescer 5,2%, para 1,52 mil milhões de euros, "refletindo uma subida de 59,8% nas provisões para crédito e imparidades", adianta a empresa.

O Espírito Santo Financial Group explica, na informação divulgada, que os resultados foram condicionados "pelos desafios colocados pela crise da Zona Euro e pelo impacto do Programa de Ajustamento Financeiro adotado por Portugal".

Segundo o grupo, "o desempenho do Banco Espírito Santo (BES), o principal investimento da ESFG no sector bancário, foi afetado pelo aumento do número de insolvências em Portugal, com impacto direto no nível de imparidades e na necessidade de constituir provisões adequadas".

O ESFG irá explicar os seus resultados semestrais numa conferência telefónica para investidores e analistas, marcada para hoje às 15:00.

PMC // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.