Área ardida no distrito de Aveiro até Abril cinco vezes maior do que em todo o 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, Aveiro, 23 abr (Lusa) - Desde o início do ano já arderam no distrito de Aveiro 2.282 hectares de mato e floresta, cinco vezes a área ardida em todo o ano passado, segundo dados apresentados hoje pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro.

Este aumento, segundo o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Aveiro, José Bismarck, tem a ver com os grandes incêndios que ocorreram no início deste mês, nos concelhos de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Arouca.

Em 2014, o CDOS de Aveiro registou 738 ocorrências, tendo ardido 406 hectares, a segunda menor área ardida no distrito nos últimos 20 anos.

Os números foram avançados durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2015 para o distrito de Aveiro, que ocorreu hoje em Águeda.

Uma das novidades do plano é a utilização da Albufeira da Barragem de Ribeiradio, em Sever do Vouga, que ficou concluída este ano, para o abastecimento dos aviões anfíbios pesados.

"Isto vai melhorar o reabastecimento dos aviões e o intervalo entre descargas vai diminuir consideravelmente", disse à agência Lusa o comandante José Bismarck.

Quanto aos meios, o distrito de Aveiro vai contar este ano com 559 operacionais, 127 viaturas e dois meios aéreos para combater os fogos florestais na fase mais crítica, que decorre entre 01 de julho e 30 de setembro.

Neste período vão estar em funcionamento 12 postos de vigia, a quem cabe a deteção precoce das ocorrências.

O comandante José Bismarck destacou ainda o investimento que foi feito na segurança dos combatentes, com a distribuição de cerca de 1.100 equipamentos de proteção individual para combate a incêndios florestais e 356 rádios de comunicação.

Ao nível da formação estão previstas 19 ações de treino operacional, abrangendo 881 operacionais.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.