Rock, eletrónica e alguma nostalgia à mistura no festival de Paredes de Coura

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes de Coura, 16 ago (Lusa) -- Os sons mais agrestes do rock vão estar presentes na programação de hoje do Festival de Paredes de Coura, mas também há eletrónica para dançar, num dia destinado a rever os Echo & The Bunnymen.

A banda britânica, formada em 1978 e que marcou o pós-punk, ao longo da década de 1980, esteve em Portugal no ano passado, nos concertos da Serra do Pilar, em Gaia. A atuação num festival como o de Paredes de Coura, no entanto, será certamente diferente, tendo em conta a plateia, onde haverá espetadores que nasceram quando os Echo & The Bunnymen estavam no auge das suas carreiras.

É de lembrar que foi também no Minho, mas em Vilar de Mouros, em 1982, que a banda de Ian McCulloch iniciou a sua relação com os portugueses, materializada no sucesso que tiveram, entre nós, álbuns como "Heaven up here", "Porcupine" ou "Ocean rain", de que hoje se devem escutar de novo os temas que marcaram os últimos 30 anos.

Na sua página na Internet, os Echo & The Bunnymen não hesitaram em declarar que, este ano, tinham "o prazer de voltar a tocar no Festival de Paredes de Coura, em Portugal", encimando uma lista que enumera apenas os locais das restantes quatro apresentações, a cumprir até ao final de setembro, na Europa.

A programação desta noite de Paredes de Coura, tem alguns capítulos para satisfazer aqueles que têm as suas raízes mais do rock, com declinação punk, como sejam Os The Horrors, os Iceage ou os portugueses The Glokenwise.

O cartaz, que se espalha por quatro palcos, também tem espaço para os ritmos mais dançáveis com os tons negros do "synth pop", de Cold Cave, a eletrónica mais atmosférica de Citizens! ou de Noiserv, ou mais alegre dos Peace e dos espanhóis Delorean.

Sábado, o último dia do festival, será a altura para conferir expectativas em relação a dois dos mais fortes nomes desta 21.ª edição do Festival: os escoceses Belle and Sebastien e a banda norte-americana Calexico, de Tucson, no Arizona, que não esquece a proximidade à fronteira mexicana.

DP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.