Sindicatos temem que 18 mil professores sejam enviados para mobilidade especial

Sindicatos temem que 18 mil professores sejam enviados para mobilidade especial
| Política
Porto Canal

A Fenprof teme que mais de 18 mil professores sejam colocados em mobilidade especial, tendo em conta as medidas aplicadas este ano pelo ministério, como a redução de turmas ou o aumento de alunos por sala.

As escolas identificaram, até ao final de julho, 6915 professores sem horário atribuído, segundo dados provisórios divulgados quarta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Para a Fenprof estes números não correspondem à realidade, uma vez que o MEC "omitiu os 11.412 professores de quadro de zona pedagógica que também ainda estão para colocar", contou à Lusa António Avelãs, presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL).

Ou seja, dos 24.544 docentes que integraram o concurso de mobilidade interna, a Fenprof teme que possam chegar aos 18 mil os docentes sem horários atribuídos no próximo ano letivo.

"Ao contrário do que o MEC quis até hoje fazer crer, o número de docentes dos quadros que foram obrigados a concorrer à mobilidade interna é muito superior ao verificado no início do ano letivo 2012/2013, colocando estes docentes, de imediato, em situação de 'pré-mobilidade especial'", acusou a federação em comunicado enviado para a agência Lusa.

A redução de turmas nas escolas públicas, o aumento de alunos por turma, a criação de mais mega-agrupamentos e o fim de algumas disciplinas fazem com que possa haver mais professores em risco de ficar com horários zero.

Para a Fenprof, "o MEC prepara o despedimento em massa de mais de 15.000 docentes dos quadros" no ano letivo de 2014/2015 (quando a mobilidade passar a ser aplicada aos professores) assim como "de mais de 10.000 contratados, já a partir do próximo mês de setembro".

António Avelãs voltou a sublinhar a importância de respeitar a ata negocial, assinada a 25 de junho entre sindicatos e ministério, na qual ficou definido que os professores sem turma poderiam considerar como componente letiva atividades como o apoio em sala de aula, apoio a alunos ou o trabalho de biblioteca, entre outras.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.