Milhares de manifestantes gritam contra Governo e Presidente em Belém

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mai (Lusa) -- Milhares de manifestantes estavam às 17:00 concentrados junto ao palco montado pela CGTP em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, gritando palavras de ordem contra o Governo e o Presidente da República (PR).

Os manifestantes ocupavam todo o largo em frente aos Jerónimos, preenchendo a rua em frente ao mosteiro e prolongando-se até ao jardim da Praça do Império.

Muitos manifestantes empunhavam bandeiras da central sindical CGTP e de outros sindicatos da função pública.

Cerca das 16:00 estavam já milhares de pessoas em Belém, a gritar palavras de ordem como "Governo para a rua" e "Palhaços".

Nas palavras de ordem e nos cartazes, os manifestantes estão centrados não só nas críticas ao Governo, como também à atuação do PR.

Entre as palavras de ordem estão "Cavaco, função do presidente é demitir aquela gente" e veem-se cartazes nos quais está escrito "Palhaço Cavaco", com uma imagem do PR com um nariz vermelho, ou uma foto do PR com a legenda "Leilão de imóveis".

"Cavaco! O teu Governo já não representa a maioria que o elegeu - Eleições já", "Cavaco para a rua" e "Governo rua", são outras das legendas dos cartazes.

Além dos muitos cartazes de Cavaco Silva com montagens do presidente vestido de palhaço e alguns manifestantes que se fazem acompanhar de narizes vermelhos, são visíveis ainda criticas ao Governo como "PSD e CDS nunca mais" e "Bandidos, demissão".

Enquanto a sindicalista Ana Avoila discursava, vários manifestantes insurgiram-se contra o PR, usando expressões como "palhaço" e criticando os gastos do Presidente.

O acesso à frente do palácio de Belém estava limitado por baias colocadas pela polícia, que obrigavam os manifestantes a circundar o jardim frontal à presidência, de forma a poderem chegar à frente do palco instalada junto aos mosteiro dos Jerónimos, onde discursam os sindicalistas.

A manifestação da CGTP em Belém foi precedida de quatro pré-concentrações (na Junqueira, no Restelo, em Pedrouços) distritais e setoriais.

Os trabalhadores da função pública, que já têm uma greve prevista para junho, saíram do Restelo.

IMA/ALU (RCS/RRA)

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.