António Costa quer "recuperar" o Estado como motor da inovação

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 abr (Lusa) - O secretário-geral do PS defendeu hoje que o setor público deve ser "motor" na promoção de inovação e contrariou as teses mais liberais que rejeitam um Estado empreendedor por bloquear o papel do setor privado na economia.

António Costa falava no encerramento de um colóquio intitulado "Mais inovação e melhor economia", promovido pelo PS no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) e que contou a com a presença da economista italiana e professora universitária Mariana Mazzucato.

"Ao contrário do que a direita diz, o Estado empreendedor não é o setor público em combate ou em disputa com o setor privado. O Estado pode e deve ter um efeito catalisador e motor" no desenvolvimento da inovação, sustentou o líder socialista.

Na sua intervenção, António Costa saudou o trabalho científico que tem sido desenvolvido por Mariana Mazzucato, considerando que esse trabalho ajuda a esquerda social-democrata a "recuperar e reinventar o seu vocabulário".

"A atual ministra da Justiça francesa disse recentemente que a maior derrota da esquerda foi ter perdido o seu vocabulário, cedendo ao vocabulário da direita", referiu o líder socialista, antes de defender a tese sobre a necessidade de "recuperar o Estado como empreendedor".

De acordo com o secretário-geral do PS, a questão da inovação estimulada e promovida pelo setor público "é absolutamente crucial".

"Como pode o Estado ter um efeito na inovação se ele próprio não for capaz de ser inovador?", interrogou-se António Costa, numa intervenção em que voltou a criticar o recurso excessivo pelo Estado ao 'outsourcing', sobretudo nos últimos dez anos, desprotegendo o Estado em termos de recursos humanos qualificados.

"Um dos maiores desafios que se coloca a Portugal passa pela requalificação dos quadros da administração pública. Durante muitas décadas, na verdade, a administração pública foi um centro de referência de competências, mas foi perdendo - e isso desarmou o Estado em desfavor do setor privado. Por isso, a recuperação da inovação no setor público é absolutamente essencial", acrescentou o secretário-geral do PS.

PMF/ATF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.