Constituinte: Três partidos sentiram o gosto amargo dos limites da democracia

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 abr (Lusa) - Escasso ano depois do 25 de Abril, três partidos sentiram o gosto amargo dos limites da liberdade e foram suspensos, impedidos de participar nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, ao desrespeitarem as regras democráticas.

O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (PCTP/MRPP), o Partido da Democracia Cristã (PDC) e a Aliança Operária Camponesa (AOC), todos no lote de 17 forças políticas legalizadas, embora existissem diversas outras organizações políticas, viram as suas atividades suspensas devido a "comportamento antidemocrático" no Processo Revolucionário em Curso (PREC).

"Considerando que a atividade de certos partidos políticos já legalizados ou inscritos se tem caracterizado pelo emprego da violência ou pelo incitamento e provocação ao seu uso, contribuindo para a perturbação da ordem pública, pelo desrespeito pelo Programa das Forças Armadas, e considerando que entre eles se salientaram, pela sua ação antidemocrática, o PDC, o MRPP e a AOC, o Conselho da Revolução decreta: suspender a sua atividade política até às eleições para a Assembleia Constituinte, às quais não poderão concorrer", lê-se em documento assinado pelo então presidente da República, Costa Gomes, de 17 de março de 1975.

Há 40 anos, eram recorrentes os confrontos físicos, assaltos a sedes adversárias e boicote de ações políticas concorrentes.

A proibição de "propaganda política pública, incluindo realização de comícios, podendo continuar a atividade das respetivas secretarias ou outras manifestações que não perturbem a ordem e a tranquilidade públicas" foi decretada aos três partidos, envolvidos em atividades violentas contra outras forças políticas ou em conspirações subversivas para realizar golpes e contra golpes militares.

O PDC, do qual muitos militantes ingressariam posteriormente no Centro Democrático Social (CDS), tinha estado envolvido no apoio ao general Spínola, durante a tentativa de golpe de 28 de setembro de 1974 e mantinha ligações ao mais 'musculado' Movimento Independente para a Reconstrução Nacional, dirigido por Kaúlza de Arriaga.

No outro extremo, o PCTP/MRPP, que contava nas suas fileiras com nomes como o do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, o comentador político Pacheco Pereira, o historiador Fernando Rosas, a eurodeputada do PS Ana Gomes, o fiscalista Saldanha Sanches (já falecido) ou a magistrada Maria José Morgado, tentava uma revolução ainda mais à esquerda.

Cerca de um mês depois das eleições para a Constituinte, um grupo de militantes da organização maoista sequestrou um oficial guineense que servira o Exército português e estaria envolvido numa conspiração da direita e fez uma manifestação junto à embaixada norte-americana em Lisboa, reclamando a expulsão do representante de Washington, Frank Carlucci.

O Conselho de Revolução, em 27 de maio, instruiu o Comando Operacional do Continente (COPCON), liderado por Otelo Saraiva de Carvalho, a "amordaçar" o MRPP e, no dia seguinte, várias centenas de militantes foram presos, nomeadamente o dirigente máximo, Arnaldo Matos, e Saldanha Sanches, originando a profusão de pinturas murais a exigir a "libertação imediata do camarada Arnaldo Matos - o grande educador da classe operária".

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".