Autarca da Figueira da Foz na China para cativar investimento tecnológico

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, Coimbra, 17 abr (Lusa) - O autarca da Figueira da Foz João Ataíde vai representar a Câmara Municipal na 3.ª cimeira mundial das indústrias emergentes na China e pretende cativar investimento no domínio tecnológico para aquele município do centro litoral do país.

"Vamos mostrar a disponibilidade da Figueira da Foz enquanto concelho bem localizado, com excelentes acessibilidades, muito perto e com uma interação permanente com Coimbra no domínio da formação e capacitação de quadros nas novas tecnologias e informática e obviamente dar toda a abertura para os contactos que a partir daqui se possam concretizar", disse hoje à agência Lusa João Ataíde.

"Da perceção que tenho da China, será o suficiente", adiantou, alegando que os chineses "não querem que alguém se sobreponha ou decida por eles".

"Gostam de perceber as realidades, estão muito atentos às culturas e às dinâmicas de cada país, veem a Europa como um todo e Portugal como uma região da Europa. E, depois, poderão olhar para a Figueira da Foz com alguma simpatia", frisou.

Promovida pela associação Ásia-Pacífico, entidade presidida pelo antigo primeiro-ministro francês Dominique de Villepin, a 3.ª cimeira mundial das indústrias emergentes, consideradas "o novo poder do crescimento económico mundial", irá reunir, de segunda a quarta-feira, na cidade de Zhengzhou, província de Henan, cerca de 600 participantes, entre governantes, autarcas e empresários líderes das maiores empresas mundiais.

Apesar da intenção, à margem da cimeira, de desenvolver contactos de diplomacia económica, João Ataíde diz que na conferência não existirão "perspetivas individualizadas", afirmando sentir-se "parte de um sistema de afirmação de Portugal e da Europa perante a China".

"Cada um dos palestrantes vai afirmar um setor, um país, uma preocupação. Vejo [a cimeira] mais como um 'brainstorming' a nível global do que propriamente como um ponto de partida direto para o negócio", disse o autarca.

Na sua intervenção numa das conferências da cimeira, João Ataíde irá abordar o relatório europeu de competências ao nível das novas tecnologias (e-skills), que aponta um défice daqueles especialistas na ordem dos 500 mil em 2015 (8.000 em Portugal) e que poderá chegar aos 900 mil daqui por cinco anos (15.000 em Portugal).

Abordará, igualmente, a criação de "centros de competência" ao nível das novas tecnologias, deixando o "desafio" a que investidores nessa área possam olhar para a Europa e ter Portugal e a Figueira da Foz como destino.

Paralelamente, os serviços da autarquia prepararam cerca de 200 suportes informáticos (pens) com vídeos promocionais de Portugal, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Figueira da Foz e porto comercial da Figueira da Foz, entre outros conteúdos, para serem disponibilizados na cimeira.

Questionado sobre como surgiu o convite "extremamente honroso" para participar na cimeira, João Ataíde disse desconhecer a razão, admitindo que ele possa estar relacionado com o programa de diplomacia económica que o município da Figueira da Foz iniciou há dois anos, com contactos "permanentes" país a país, ao nível das embaixadas.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados