PM sempre prometeu no Pontal recuperação que nunca aconteceu -- BE

| Política
Porto Canal / Agências

Loulé, 15 ago (Lusa) -- A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou, na quarta-feira, o primeiro-ministro de todos os anos anunciar, no Pontal, a recuperação económica "que nunca aconteceu" e instou a população a ir à festa do PSD pedir esclarecimentos.

A dirigente do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, que falava num comício no calçadão de Quarteira, a metros de onde se vai realizar na sexta-feira à noite a Festa do Pontal com a presença do primeiro-ministro descreveu o evento como "a festa onde [Passos Coelho] sempre prometeu a recuperação económica que nunca aconteceu".

"A cada ano dizia que para o ano é que era, lembram-se? Todos os anos veio aqui ao Pontal dizer para o ano é que é e nunca foi. E daqui a dois dias, o que o povo de Quarteira e o povo que está em Quarteira pode ir perguntar ao senhor primeiro-ministro é que sinal positivo vê ele nos 15 mil funcionários públicos que quer despedir?", desafiou Catarina Martins, perante dezenas de pessoas, entre as quais o antigo líder do partido Francisco Louçã.

Em relação aos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística na quarta-feira, que indicaram um crescimento da economia portuguesa de 1,1% em cadeia no segundo trimestre do ano, a coordenadora do Bloco de Esquerda considerou "precipitado" dizer que Portugal está a sair da recessão, uma vez que, em termos homólogos face a 2012, o Produto Interno Bruto desceu dois por cento.

"Que sinal positivo pode haver para a nossa economia se o Governo continua a insistir em tudo o que destrói o país?", inquiriu Catarina Martins, que acusou o executivo de só saber "criar destruição".

De acordo com a estimativa rápida hoje divulgada, a economia terá crescido 1,1% entre abril e junho deste ano, em comparação com os primeiros três meses do ano, altura em que caiu 0,4% também em cadeia (face ao trimestre imediatamente anterior).

No entanto, em termos homólogos o PIB continua a cair. A quebra apresentada neste segundo trimestre do ano foi de 2% face a igual período do ano passado, e só não foi mais expressiva devido a uma queda mais leve do investimento (em especial na construção) e por um efeito de calendário (a celebração da Páscoa em março deste ano, quando no passado foi em abril) que provocou assim uma aceleração expressiva das exportações de bens e serviços.

TDI (NM) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.