FEST volta a levar a Espinho profissionais multipremiados do cinema internacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, Aveiro, 16 abr (Lusa) -- O FEST regressa a Espinho entre os dias 22 e 29 de junho, com a presença já confirmada de diversos profissionais do cinema internacional, desde o editor de "Grand Budapest Hotel" ao colorista do "Senhor dos Anéis".

O diretor do evento, Filipe Pereira, explicou hoje à Lusa que o festival está a fazer um esforço adicional para, agora na 11.ª edição, procurar atrair mais público nacional, em particular dos interessados em entrar num meio tão competitivo como é o do cinema, seja em termos portugueses seja no estrangeiro.

O FEST -- Novos Realizadores, Novo Cinema tem uma categoria intitulada "Training Ground" (Campo de Treino) que tem já confirmados como formadores nomes como os do editor de "Grand Budapest Hotel", Barney Pilling, nomeado para um Oscar nessa categoria, o do colorista da trilogia "Senhor dos Anéis" Peter Doyle ou do editor de som Eddy Joseph, vencedor de um BAFTA pelo som de "Casino Royale".

Também o realizador espanhol Fernando Trueba vai marcar presença para dar uma 'masterclass' de realização.

A organização do festival prevê um total de público de 25.000 para este ano, com 4.500 filmes inscritos e 525 inscritos no "Training Ground", estimando um impacto económico em Espinho superior a 368 mil euros.

"O peso que nós temos no circuito profissional é muito elevado", admite Filipe Pereira, que recorda que o evento faculta a possibilidade de convívio e de interação com profissionais de topo em momentos como 'speed-meeting' logo no primeiro dia e em jantares com um máximo de 100 pessoas.

Também inserido no FEST está um "Pitching Forum", descrito como uma "plataforma que permite aos novos cineastas apresentar os seus projetos a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores".

"Em cinco minutos de 'pitch', cada participante é convidado a expor o seu projeto perante um painel de peritos, composto por 44 profissionais experientes e com um forte historial de produção e distribuição", explica a organização.

"Não compreendo como é que uma pessoa que queira trabalhar no meio do cinema e esteja no Porto não venha cá", afirmou o diretor do evento, que disse que só da Universidade de Roehampton, em Londres, já tem cerca de 20 participantes.

O programa de cinema do FEST tem ainda sete secções, incluindo uma competição de longas-metragens para realizadores em estreia ou na segunda obra e outra para curtas-metragens criadas por menores de 30 anos.

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.