Empresa de Vieira de Leiria investe cerca de 1,4 ME na ampliação e equipamentos

| País
Porto Canal / Agências

Marinha Grande, Leiria, 16 abr (Lusa) -- A empresa produtora de barras de aço inoxidável Böllinghaus Steel, instalada em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, está a investir cerca de 1,4 milhões de euros na ampliação das instalações e na aquisição de equipamentos, revelou hoje a unidade.

Segundo informação da empresa, o "plano de investimentos em novos equipamentos e na ampliação" das instalações fabris visa "o aumento da capacidade produtiva e do volume de faturação".

Dos equipamentos, a unidade destaca "uma máquina de estirar, representando um investimento de cerca de 600.000 euros, e um túnel de lavagem, orçado em aproximadamente 100.000 euros".

"No processo de estiragem, as barras de aço previamente laminadas a quente são puxadas a frio através de uma abertura (fieira) com o perfil pretendido (sobretudo quadrado, retangular ou hexagonal), passando depois para o túnel onde são lavadas", explica a unidade.

Quanto à ampliação da unidade, os trabalhos contemplam "quatro novas áreas cobertas, contíguas aos pavilhões existentes", totalizando mais 2.627 metros quadrados, espaços que vão "permitir uma organização mais eficiente dos equipamentos de produção, bem como melhorar as condições de armazenamento".

Este investimento, de 750 mil euros, começou em agosto de 2014, prevendo-se a conclusão até maio, ficando a área total da fábrica com 13 mil metros quadrados.

De acordo com o diretor-geral, Bruno Pedro, a empresa encontra-se agora a avaliar um projeto para o trem de laminagem, que permitirá aumentar a gama de produtos, a qualidade do produto final e a redução de custos, "num horizonte temporal de três anos, com uma estimativa de custo de 12 milhões de euros".

"As perspetivas são para avançar, mas são sempre investimentos que demoram algum tempo a ser decididos e depois a execução tem o seu tempo", declarou à agência Lusa Bruno Pedro.

Em 2014, a Böllinghaus Steel, SA teve um volume de negócios de cerca de 43,9 milhões de euros, mais 9,3 milhões de euros do que em 2013.

"Os seus principais mercados são a Europa Comunitária e a América do Norte que, em conjunto, representam quase 90% das exportações", adianta a unidade que emprega cerca de 250 trabalhadores.

Esta empresa do distrito de Leiria contratou 60 pessoas, em 2014, tendo este ano entrado outras 20 para a unidade fabril.

"A contratação é para continuar, mas não num ritmo tão forte", referiu o diretor-geral.

A Böllinghaus Steel, SA instalou-se em Vieira de Leiria em 1996, quando adquiriu a massa falida da antiga fábrica de aços Tomé Feteira.

A empresa Vieira de Leiria é atualmente a unidade produtiva do grupo, com o mesmo nome, com sede na Alemanha, que completou 125 anos em 2014.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.