Ministro da Economia diz que Ferreira Gomes vai dinamizar a Autoridade da Concorrência

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 ago (Lusa) -- O ministro da Economia, Pires de Lima, disse hoje que o novo presidente da Autoridade da Concorrência vai dinamizar aquela entidade e destacou esta nomeação como prova do trabalho já feito na pasta que assumiu há menos de um mês.

"É um sinal muito claro que queremos dar de dinamização da Autoridade da Concorrência [AdC] como autoridade fundamental para proteger o interesse dos consumidores, nomeadamente num mercado como o português, que é pequeno e onde muitas vezes a concorrência não é perfeita", afirmou Pires de Lima aos jornalistas, após ter visitado a Direção Geral do Consumidor, em Lisboa.

O governante fez mesmo um resumo do currículo de António Ferreira Gomes, afirmando que liderou o departamento de concentrações da AdC "com resultados muito apreciados" e que estava atualmente na OCDE como "especialista na área de concorrência".

Para Pires de Lima, a nomeação do presidente da entidade que tem por missão garantir a aplicação da política de concorrência em Portugal dá uma indicação sobre o trabalho que já tem vindo a desenvolver, depois de ter assumido a pasta da Economia a 24 de julho.

"Ao fim de três semanas no cargo, ter anunciado a semana passada o desbloqueamento do fundo Revitalizar (fundamental para reativar a economia ao nível da capitalização das pequenas e médias empresas) e ter resolvido o tema de liderança da Autoridade da Concorrência (que estava pendente desde 25 março) é um sinal de que para nós mais importante do que as proclamações devem falar as ações", afirmou.

Por fim, o ministro agradeceu a prestação do atual presidente da Autoridade da Concorrência.

"Deixo uma palavra de agradecimento ao professor Manuel Sebastião, que esteve no cargo cinco anos e meio e desde há cinco meses vem desempenhando as funções numa situação que presumo que é de incomodidade porque é de transição", afirmou Pires de Lima.

O Governo aprovou hoje em conselho de ministros a nomeação de António Ferreira Gomes para presidente da AdC, posse que vai assumir em meados de setembro.

Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, António Ferreira Gomes era, desde fevereiro, especialista sénior em Concorrência na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), altura em que saiu da AdC, onde era diretor do departamento de controlo das concentrações.

O novo presidente da AdC toma posse em meados de setembro.

IM (ND/JNM)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.