"Prótoiro" diz que regresso das touradas a Viana no domingo está garantido

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 14 ago (Lusa) - A "Prótoiro" afirmou hoje que o regresso das touradas a Viana do Castelo, no domingo, é "um dado perfeitamente assente", por a corrida já estar licenciada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais e a instalação da arena "autorizada" pelo tribunal.

"Vai haver corrida e isso é um dado perfeitamente assente. É um assunto que está completamente concluído. A Câmara pode dizer aquilo que quiser, mas está apenas a enganar os vianeses e a mentir, porque já não tem mais poder neste assunto", afirmou hoje Diogo Monteiro, dirigente da "Prótoiro".

A Câmara de Viana do Castelo voltou a indeferir, na segunda-feira, o pedido de instalação de uma arena amovível para receber uma tourada, em terrenos privados da freguesia de Darque, por implicar, durante seis horas, o condicionamento do trânsito numa estrada que serve 200 habitações, junto ao recinto.

Segundo o autarca José Maria Costa, esta informação já foi transmitida ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, que suspendeu o primeiro indeferimento municipal, e à organização da tourada.

"Como principal responsável da proteção civil municipal não posso garantir estas condições, de privar parte significativa da população de Darque de qualquer acesso de emergência em caso de necessidade, e por isso vamos voltar a indeferir o pedido e já informamos o tribunal", disse o presidente da Câmara.

É que no plano de mobilidade que a federação "Prótoiro" entregou na Câmara na passada sexta-feira, afirmou José Maria Costa, a empresa que desenvolveu esse estudo defende, entre outras medidas, o encerramento entre as 15:00 e as 21:00 de domingo (durante a tourada) da estrada de acesso aos terrenos que onde já está instalada a arena amovível com capacidade para 3.300 pessoas.

Contudo, a "Prótoiro" desmentiu hoje essa versão, afirmando que o documento apenas prevê o estabelecimento, durante aquele período, de um único sentido na estrada, para facilitar o trânsito automóvel. É que naquele local não é possível qualquer inversão de marcha ou mesmo o cruzamento de viaturas ligeiras.

"Não está, de todo, em causa o acesso das viaturas", afirma Diogo Monteiro, recordando que ainda há uma semana a autarquia fechou ao trânsito automóvel, durante várias horas, a ponte Eiffel sobre o rio Lima - que serve a freguesia de Darque -, devido à passagem dos ciclistas da Volta a Portugal.

Este plano de mobilidade foi apresentado pela "Prótoiro", após primeiro indeferimento municipal, precisamente por questões de segurança.

Apesar deste novo indeferimento, a arena amovível onde no domingo vai ocorrer o regresso das touradas a Viana do Castelo, a primeira cidade a declarar-se "antitouradas" em Portugal, já está totalmente instalada, viabilizada precisamente por uma decisão judicial.

Apesar do indeferimento inicial, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga deu provimento à providência cautelar interposta pela "Prótoiro", dando cinco dias à Câmara para se pronunciar. Entretanto mantém-se suspensa a decisão municipal, o que na prática deverá viabilizar a tourada deste ano, exatamente como aconteceu em 2012.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.