Proteção civil de Amarante defende zona sensível com faixa de contenção

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 14 ago (Lusa) - A proteção civil de Amarante concluiu a construção de uma faixa de contenção, com dois quilómetros, para evitar a propagação do fogo para uma zona com centenas de hectares de plantio de pinheiro bravo no Marão.

"Os trabalhos estão praticamente concluídos, o que nos deixa mais tranquilos", disse à Lusa o vereador da proteção civil, Hélder Ferreira.

Ao longo do dia, máquinas escavadoras, apoiados por sapadores florestais, trabalharam numa zona muito acidentada e com vegetação densa da freguesia de Aboadela.

Abriu-se a faixa de contenção, um elemento considerado importantíssimo para impedir o alastramento se ocorrer algum reacendimento na zona onde, no domingo e na segunda-feira, lavrou um grande incêndio combatido por mais de uma centena de bombeiros.

"Ao longo do dia temos registado vários reacendimentos, daí os nossos receios", observou o responsável da proteção civil.

A faixa construída também garantirá melhores acessibilidades aos meios de combate aos incêndios, se forem chamados a intervir no local, assinalou Hélder Ferreira, recordando que se mantém no concelho a alerta amarelo face às elevadas temperaturas, superiores a 30 graus.

O autarca justifica o grande envolvimento dos meios no terreno pelo facto de ser necessário defender uma zona de baldios, com centenas de hectares de pinheiro bravo, na serra do Marão, conhecida como mata de S. Bento, visível a partir do IP4.

"É uma zona com grande valor económico e ambiental", assinalou, frisando que se as chamas chegassem àquela zona seria "um prejuízo incalculável".

Na sexta-feira, os meios vão regressar ao local para melhorar a faixa de contenção em alguns pontos.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Já há cinco praias no Norte com vigilância fora de época. Federação estende apelo a todo o país

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste para que a vigilância nas praias se estenda para além da época balnear, em todo o país.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.