Tribunal da Guarda aceita candidaturas do movimento "A Guarda Primeiro"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 ago (Lusa) - O tribunal da Guarda recusou impugnar as candidaturas do movimento de cidadãos "A Guarda Primeiro" à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, como pediu o PS, anulando apenas candidaturas a duas Assembleias de Freguesia, disse fonte do movimento.

De acordo com o candidato a presidente da câmara pelo movimento "A Guarda Primeiro", Virgílio Bento, o PS apresentou um pedido para anular todas as listas da candidatura independente, "mas esta pretensão não foi aceite pelo tribunal".

A Rádio Altitude divulgou hoje de manhã que a juíza considerou que as listas de proponentes de "A Guarda Primeiro" à freguesia de Gonçalo e à União de Freguesias de Pousade e Albardo continham várias folhas com assinaturas que "carecem de menção clara do fim a que se destinavam".

Em relação à Câmara Municipal, Assembleia e restantes freguesias onde o movimento concorre, o tribunal concluiu que os proponentes assinaram "inequivocamente" o apoio às listas candidatas e dá como cumprida a lei eleitoral pelo grupo de cidadãos.

Virgílio Bento adiantou que a candidatura irá apresentar recurso quanto às duas freguesias rejeitadas.

"As páginas de assinaturas do meio não teriam o cabeçalho. Nestas duas situações iremos recorrer para o tribunal, porque achamos que os nossos proponentes estavam devidamente identificados e sabiam o que estavam a assinar", afirmou.

O movimento está a pedir a cada proponente uma declaração "a dizer que sabia o que estava a assinar" para juntar ao recurso.

Virgílio Bento, de 58 anos, formado em Filosofia, é vereador socialista e exerceu o cargo de vice-presidente do município nos últimos oito anos, até maio passado.

Nessa altura anunciou a sua candidatura como independente à presidência do município, nas eleições autárquicas de 29 de setembro, e o atual presidente da câmara, Joaquim Valente (PS), que não se recandidata a um terceiro mandato, decidiu retirar-lhe a confiança política, exonerando-o do cargo de vice-presidente e dos pelouros que exercia.

Em comunicado, a autarquia explicou então que a decisão de lhe retirar os pelouros foi tomada "na sequência da opção que o vereador da Câmara Municipal da Guarda Virgílio Bento quis tomar, assumindo uma clara discordância com o PS, solicitando inclusive a desfiliação do partido pelo qual foi eleito nos últimos dois mandatos".

"A Guarda Primeiro" apresentou candidatos em 15 freguesias do concelho: Guarda, Adão, Sobral da Serra, Pêra do Moço, Pêga, Panoias, união de freguesias de Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro, Gonçalo Bocas, Gonçalo, Codesseiro, Cavadoude, Casal de Cinza, Arrifana, Aldeia do Bispo e união de freguesias de Pousade e Albardo.

Além de Virgílio Bento, concorrem à câmara da Guarda o socialista José Martins Igreja e o independente Baltasar Lopes.

O PSD apresentou como candidato o atual presidente da câmara de Gouveia, Álvaro Amaro, mas a candidatura está, para já, impedida pelo tribunal, devido a uma queixa do Bloco de Esquerda, no âmbito da lei de limitação dos mandatos autárquicos.

RCS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.