PS quer travar "desertificação galopante" em Vila Pouca de Aguiar

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 14 ago (Lusa) -- O candidato pelo PS à presidência da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, José Carlos Rendeiro, quer travar a "desertificação galopante" que o concelho sentiu em 10 anos e criar postos de trabalho para fixar os jovens.

O advogado de 37 anos disse hoje à agência Lusa que "este é o momento" de se inverter o ciclo político no concelho, que é liderado pelo social-democrata Domingos Dias há 12 anos.

"O cenário é este, o ideal, há um desgaste do anterior executivo, que agora continua representado pelo vice-presidente", salientou.

Os social-democratas escolheram para substituir Domingos Dias, que não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos, o atual vice-presidente Alberto Machado.

"O PSD optou por criar uma candidatura com uma pessoa que já está também há 12 anos no poder. Ou seja, que tem também o desgaste desses três mandatos", sublinhou.

José Carlos Rendeiro reconheceu que "é difícil" o desafio de conquistar outra vez para o PS a Câmara de Vila Pouca de Aguiar.

"O PSD é um partido muito enraizado na nossa sociedade, mas as pessoas sabem bem que, nas autárquicas, não é o partido que conta, são as pessoas. Eles tiveram a oportunidade deles, será agora também o momento de dar oportunidade a novas pessoas, com novas ideias e novas politicas", salientou.

E, se for eleito, o candidato socialista quer "impedir a desertificação galopante a que se tem assistido na última década e criar postos de trabalho que possam garantir que os jovens se estabeleçam cá".

"Esses grandes valores que nos fogem e vão quer para o exterior quer também para as grandes cidades do litoral", sustentou.

José Carlos Rendeiro afirmou ainda que pretende lutar pela sua terra, "não com grandes obras, com obras de milhões, com palácios ou praças bonitas, mas sim fazer aquilo que faz falta"

Ou seja, acrescentou, implementar "políticas direcionadas para as pessoas, para que as pessoas possam ter aqui qualidade de vida e se possa estabelecer cá".

O advogado encabeça pela primeira vez a lista do PS, mas já integrou as candidaturas socialistas para as autárquicas de 2001 e 2005. Exerceu ainda o cargo de vereador na oposição entre 2002 e 2005.

José Carlos Rendeiro sublinhou que a sua candidatura "une diferentes sensibilidades" dentro do partido e defendeu a necessidade de fazer a renovação quer na política, quer também no próprio PS.

No concelho de Vila Pouca de Aguiar, as eleições de 29 de setembro vão ainda ser disputadas com José Dias, que lidera a candidatura do CDS-PP e José Luís Ferreira, deputado de "Os Verdes" que concorre pela CDU.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".