Governo aprova diploma que define articulação entre Ministério da Saúde e IPSS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 ago (Lusa)- O Governo aprovou hoje um diploma que define as formas de articulação do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com as instituições particulares de solidariedade social e espera celebrar os primeiros acordos em 2014.

Em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, o ministro da Saúde, Paulo Macedo afirmou que a aplicação desta legislação, que regula também a forma de eventual devolução de hospitais pertencentes às Misericórdias, permitirá "uma redução de encargos para o Estado de pelo menos 25%".

Macedo adiantou que o diploma prevê três formas de cooperação - acordos de gestão, cooperação e convenções - e que a eventual devolução dos hospitais às Misericórdias, será guiada pelo "interesse mútuo" e o "acordo entre as partes".

O ministro da Saúde acrescentou que a promulgação do diploma deve acontecer em outubro e que espera em 2014 "ter celebrado os primeiros acordos".

O comunicado do Conselho de Ministros aponta as Misericórdias como "importantes parceiros do Estado na área da saúde", que "aliam as exigências técnicas da prestação de cuidados de saúde à sua vocação, à ausência de fins lucrativos e à proximidade das populações".

ATF/ND // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.