PSD/CDS de Gaia estranha que líder da Toyota seja candidato à AM

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 14 ago (Lusa) -- O candidato do PSD/CDS à Assembleia Municipal de Gaia disse hoje estranhar a escolha do presidente da Toyota Caetano, empresa "que tem negócios com o município", para seu oponente pelo movimento independente de Guilherme Aguiar.

"Qualquer pessoa tem legitimidade para se candidatar a uma Assembleia Municipal (AM) ou a qualquer órgão. Eu estranho porque o meu concorrente, a personalidade que lidera a candidatura do José Guilherme Aguiar [à AM], é o senhor José Ramos que é o presidente da Toyota", disse hoje César Oliveira, que se recandidata ao cargo pela coligação de Carlos Abreu Amorim.

O cabeça-de-lista da candidatura do PSD/CDS à AM disse mesmo ter "algumas dúvidas" quanto a José Ramos e levantou a questão: "se ele pudesse ser eleito presidente da Assembleia Municipal, como é que vai resolver o problema da presidência da Salvador Caetano?".

Para César Oliveira, manter os dois cargos "não é incompatível, mas eticamente não é correto", lembrando que aquela empresa "tem negócios com o município, e com algum volume", existindo um contrato para fornecimento de veículos.

"Não é uma preocupação, é uma expectativa por uma pessoa que tem negócios com a câmara que diz da política que é uma coisa estranha e que agora entra nela desta forma", salientou.

César Oliveira falava durante uma ação de campanha onde apresentou as suas ideias para a descentralização da Assembleia Municipal, passando uma delas pela realização de "preparatórias das assembleias" pelas várias freguesias do concelho.

"Achamos que é uma forma de maior proximidade com as populações, auscultação do que são os seus anseios, dificuldades e carências, para trazer para dentro do órgão deliberativo essa mesma possibilidade", justificou.

Para além de Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS) e de José Guilherme Aguiar (independente), estão na corrida às autárquicas em Gaia Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente) e Cristiana Máximo (PCTP/MRPP).

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.