CDU de Boticas quer acabar com a hegemonia do PSD no concelho

| Política
Porto Canal / Agências

Boticas, 14 ago (Lusa) -- O cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Boticas, Xavier Barreto, que atualmente é presidente da Junta de Freguesia de Couto de Dornelas, naquele concelho, diz-se empenhado em acabar com a hegemonia do PSD no concelho.

Autarca da única junta de freguesia do concelho de Boticas que não é liderada pelos sociais-democratas, mas por independentes, Xavier Barreto, de 37 anos, concorre às eleições autárquicas para dar às populações a possibilidade de escolher um projeto diferente, com ideias novas e "muito mais" social.

"Quis dar oportunidade aos eleitores de terem alguém desligado da máquina do PSD e totalmente separado do compadrio instalado no concelho que tem tido por objetivo ajudar os diversos Governos a explorar os nossos residentes", disse hoje à Lusa.

O candidato, engenheiro florestal, quer conciliar as potencialidades do concelho com um desenvolvimento sustentável, deixar que a câmara invista em obras "improdutivas" que, em vez de gerarem riqueza e bem-estar, têm dado "terríveis prejuízos".

"Quero assegurar que as contas da câmara sejam reais e que se pague a quem se deve imediatamente", frisou.

Para o concelho de Trás-os-Montes, o candidato compromete-se a dar voz a quem não a tem, conciliar o progresso com a sustentabilidade, potenciar os recursos, atrair investimentos, defender uma política de apoio à produção e criação de emprego, estimulando a modernização das pequenas e médias empresas.

Para combater o êxodo rural, Xavier Barreto pretende criar incentivos aos jovens agricultores, defender os baldios, apoiar a sanidade animal e incentivar a produção biológica de várias espécies.

Para dar melhor qualidade de vida aos idosos, o candidato quer construir novos centros sociais e implementar uma rede pública de transportes de doentes.

"Queremos também criar pontos de acesso "wireless" gratuito em todas as aldeias do concelho", avançou.

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Campos, não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

Na opinião do candidato da CDU, o social-democrata só causou "desgraças" na vila de Trás-os-Montes.

"Permitiu que se acabasse com a maior parte das escolas do concelho, privatizou quase todas as casas dos guardas florestais, deixou implantar no coração da vila o maior cancro ambiental do distrito - o aterro sanitário da RESAT - investiu fortunas em rotundas e chafarizes que anualmente custam muitos milhares de euros de manutenção e contraiu empréstimos que teremos de pagar nos próximos 80 anos", afirmou.

E, acrescentou, "temos o concelho despido de gente, despido de crianças, despido de escolas, despido de cultura, sem postos de trabalho, tornando-o num dos mais pobres do país".

O candidato da CDU enfrenta nas autárquicas de 29 de setembro Fernando Queiroga (PSD) e Ana Luísa Pires Monteiro (PS).

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.