Paróquia de Ul, Oliveira de Azeméis, em festa após 1ME investidos na igreja

| Norte
Porto Canal / Agências

Oliveira de Azeméis, 14 ago (Lusa) - A freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, começa hoje os festejos de Nossa Senhora Maior inaugurando a renovada Igreja Matriz e o seu novo órgão de tubos graças a uma doação de um milhão de euros.

Em declarações à Lusa, o pároco Nuno Pereira explicou que a renovação sucedeu-se à aquisição do novo órgão de tubos: "como não tinha jeito nenhum ter um órgão tão valioso numa igreja com altares velhos e talha dourada estragada, decidimos restaurá-la. Depois, como tínhamos altares novos mas o resto da igreja não condizia, também quisemos recuperar o edifício e avançámos então com mais essas obras".

O clérigo sublinhou que as obras, uma "aspiração antiga da comunidade" e só se tornou possível graças ao donativo de um milhão de euros por António da Silva Rodrigues - um empresário que, natural de Ul, "há 60 anos andava de carro de bois" e entretanto criou um dos maiores fabricantes de moldes da Europa.

Na recuperação do edifício da igreja terão sido gastos mais de 500.000 euros, aplicados sobretudo na recuperação das características primitivas do imóvel que, embora datado de finais do século XVIII, sofreu há cerca de 30 anos uma remodelação "com materiais muito pobres, que na época eram considerados uma boa opção mas se revelaram depois uma grande asneira".

O pároco de Ul afirma que o objetivo da empreitada atual foi, por isso, "recuperar a beleza original da igreja", o que não invalida que essa "mantenha as características contemporâneas exigidas pela mudança dos tempos e até pela evolução da liturgia".

O restauro dos cinco altares do templo foi, por sua vez, conduzido pela Universidade Católica do Porto e implicou outros cerca de 300.000 euros, a que há que acrescentar ainda idêntico valor para pagamento do órgão de tubos concebido em Barcelona pelo mestre Gerhard Grenzieg.

"O órgão tem um valor que era inatingível para a freguesia, se ela o quisesse financiar por si", admite Nuno Pereira, sobre o instrumento com dois teclados e 13 registos de timbre.

No respetivo concerto de estreia, a execução estará a cargo do francês Nicholas Roger, que é o organista titular do Mosteiro de Arouca e ficará responsável pela vigilância do novo órgão de Ul. O músico já começou, contudo, a preparar a sua sucessão, na medida em que vem dirigindo em Loureiro a escola de organistas de onde deverão sair os próximos intérpretes da paróquia vizinha.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.