Tribunais de Silves e Albufeira consideram inelegíveis três candidatos a juntas

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 13 ago (Lusa) - Os tribunais de Silves e Albufeira consideraram inelegíveis três candidatos do PS e PSD à presidência de três juntas de freguesia daqueles concelhos, revelaram hoje os partidos que apresentaram os pedidos de impugnação.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda adiantou que o Tribunal de Silves rejeitou as candidaturas de João Palma dos Santos (PS) à presidência da união de freguesias de Alcantarilha e Pêra e de Sérgio Antão (PSD) à presidência da união de freguesias de Algoz e Tunes, por excederem o limite de três mandatos consecutivos.

O Tribunal de Albufeira rejeitou igualmente a candidatura de Hélder de Sousa (PSD), pelos mesmos motivos, à presidência da união de freguesias de Albufeira e Olhos d'Água, requerida pelo PS, revelou a candidatura socialista àquela autarquia em comunicado.

Segundo o PS, o candidato apresentou-se ao tribunal "como exercendo a profissão de adjunto de presidente de câmara", embora esteja prestes a concluir o seu terceiro mandato consecutivo à frente da Junta de Freguesia de Albufeira.

"A alegação, muitas vezes usada, de que se trata, no caso vertente, de uma nova freguesia resultante da agregação das freguesias de Albufeira e de Olhos de Água, foi desmontada no pedido de impugnação devido ao facto de haver uma pública e notória proximidade entre os territórios", lê-se no comunicado.

Os socialistas acrescentam que a grande maioria dos eleitores das duas freguesias agregadas (85%) pertencem à freguesia de Albufeira, onde o candidato do PSD está a cumprir o terceiro mandato consecutivo como presidente.

Também no Algarve, os tribunais de Tavira e Vila Real de Santo António decidiram também impugnar as candidaturas do PSD à presidência das câmaras de Tavira e de Castro Marim, no âmbito de um pedido do Bloco de Esquerda.

Os candidatos, José Estevens e Francisco Amaral, respetivamente, estão ambos em limite de mandatos noutros municípios e já anunciaram que vão recorrer da decisão para o Tribunal Constitucional.

José Estevens preside à Câmara de Castro Marim desde 1997 e Francisco Amaral à de Alcoutim desde 1993.

As eleições autárquicas decorrem a 29 de setembro.

MAD (MHC) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.