Amarante vai criar tampão para impedir avanço dos incêndios para zona sensível

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 13 ago (Lusa) - A proteção civil de Amarante vai recorrer a escavadoras para criar uma faixa de terreno que impeça a propagação dos incêndios que lavram no concelho para uma zona de floresta densa, junto ao Marão.

"Queremos, na quarta-feira, criar uma espécie de tampão para impedir o avanço das chamas para a zona de S. Bento [freguesia de Aboadela]. É isso que nos preocupa mais nesta fase", explicou o vereador da Proteção Civil, Hélder Ferreira, em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca, mantêm-se hoje os sucessivos reacendimentos, de pequena dimensão, em diferentes zonas de mato, sobretudo em Sanche, junto ao IP4, e ao rio Tâmega.

No terreno encontram-se vários bombeiros e sapadores florestais, apoiados por sete viaturas, que acorrem rapidamente quando são detetados os acendimentos.

Hélder Ferreira receia que as temperaturas elevadas e os ventos de leste, que justificam o alerta amarelo em vigor no concelho, possam geram uma situação semelhante à verificada no domingo e segunda-feira, no concelho.

Nesses dias, várias casas estiveram em risco e arderam centenas de hectares, sobretudo de mato, mas também alguma floresta, nas zonas de Sanche e Olo, obrigando à mobilização de mais de uma centena de bombeiros.

"Foram dois dias muito complicados, que queremos evitar que se repitam, apesar das altas temperaturas", observou o responsável da proteção civil concelhia.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.