Tribunal considera inelegível candidato da CDU a Alcácer do Sal

| Política
Porto Canal / Agências

Alcácer do Sal, 13 ago (Lusa) -- O candidato da CDU à presidência da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, foi considerado inelegível no âmbito do pedido de impugnação do Bloco de Esquerda (BE), disse hoje à agência Lusa fonte do tribunal local.

"A juíza julgou verificada a situação de inelegibilidade do cidadão cabeça-de-lista pela CDU", informou a fonte do tribunal de Alcácer do Sal.

O pedido de impugnação da candidatura de Vítor Proença, atual presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém eleito pela CDU, a cumprir o terceiro e último mandato, foi apresentado pelo BE no âmbito da lei da limitação de mandatos.

A Lusa tentou contactar o candidato comunista, sem sucesso, mas o coordenador da Direção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP, Manuel Valente, garantiu que o partido irá "recorrer da decisão".

"Em princípio, amanhã [o recurso] será entregue no tribunal", afirmou.

Esta não é a primeira vez que a candidatura de Vítor Proença é contestada judicialmente.

Em junho, o Movimento Revolução Branca interpôs uma providência cautelar contra a candidatura do autarca de Santiago do Cacém, mas o Tribunal de Alcácer do Sal indeferiu o pedido.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal é, atualmente, liderada por Pedro Paredes, que cumpre o seu segundo mandato como eleito do PS.

O autarca anunciara, no início deste ano, que avançaria como independente nas eleições de 29 de setembro, após perder o apoio dos socialistas. Contudo, alegando dificuldades no processo, desistiu dois meses antes do sufrágio.

Além de Vítor Proença (CDU), candidatam-se ao município de Alcácer do Sal Maria Teresa Noronha e Castro (CDS-PP), José Torres Couto (PS), Pedro Goucha (PSD) e Ana Penas (BE).

O executivo municipal é composto por quatro eleitos do PS e três da CDU.

O BE apresentou pedidos de impugnação de 11 candidaturas autárquicas, nos concelhos de Alcácer do Sal (CDU), Aveiro (PSD), Beja (CDU e PS), Castro Marim (PSD), Évora (CDU), Guarda (PSD), Lisboa (PSD), Loures (PSD), Porto (PSD) e Tavira (PSD).

Além do tribunal de Alcácer do Sal, foram favoráveis aos pedidos de impugnação do BE os tribunais de Tavira, da Guarda e de Vila Real de Santo António (comarca que tem na sua área de jurisdição o concelho de Castro Marim), relativamente às candidaturas de José Estevens, de Álvaro Amaro e de Francisco Amaral, respetivamente, todos do PSD.

Já o Tribunal de Évora rejeitou o pedido de impugnação do BE à candidatura de Carlos Pinto de Sá (CDU) à câmara municipal daquele concelho.

PYS (ACL/TDI/HPG) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.