Movimento Cidadãos por Gaia ouve queixas de moradores de bairros

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 13 ago (Lusa) -- Os moradores do empreendimento social Alberto Martins Andrade, em S. Félix da Marinha, aproveitaram hoje a visita do candidato independente do Movimento Cidadãos por Gaia para se queixaram do elevado preço do gás e da escassez de transportes públicos.

Manuel Vieira Machado, que iniciou neste bairro um périplo pelos empreendimentos sociais do concelho, prometeu "sensibilizar e alertar" a Câmara e a empresa municipal responsável para "esta questão do gás" e para todas as outras dificuldades denunciadas pelos residentes.

"Isto não pode acontecer, há pessoas aqui a pagar cerca de 80 euros, em média por mês, de gás. É preciso ver que têm também de pagar a eletricidade. As pessoas sentem-se penalizadas", sublinhou.

Manuel Vieira Machado disse que tentará perceber, junto da Câmara, "a possibilidade de renegociar o contrato com a EDP, por exemplo, no sentido de as pessoas poderem optar por uma fonte de energia, para que não sejam obrigados a pagar gás e eletricidade".

"Hoje estamos aqui e ainda vamos a Serzedo e a Arcozelo. Depois, iremos visitando todos os outros bairros, com o objetivo de perceber o que funciona bem e o que funciona mal", acrescentou.

O candidato do Movimento de Cidadãos por Gaia garante que se for eleito adotará uma nova forma de gerir estes empreendimentos.

"Em termos de habitação social, o Movimento de Cidadãos por Gaia, sendo governo, não vai construir este tipo de empreendimentos. Nós vamos é apoiar as pessoas para que estejam misturadas com a restante população, através de rendas económicas e aproveitando os apoios do Estado e da própria autarquia", afirmou.

Além de Manuel Vieira Machado, na corrida à Câmara de Gaia estão Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), José Guilherme Aguiar (independente) e Cristiana Máximo (PCTP/MRPP).

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.