Associação de árbitros diz estar a analisar declarações de Julen Lopetegui

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 abr (Lusa) -- A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) revelou hoje estar a analisar as declarações do treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, quando este disse que "não podem ser os árbitros a decidir o campeonato".

"Estamos a analisar", disse o presidente da APAF, José Fontelas Gomes, à agência Lusa, dizendo que o organismo faz isso para esta, como fez para outras situações.

O responsável pela APAF salientou que o organismo se reserva sempre ao direito, como já o fez, de "enviar para os órgãos disciplinares quaisquer declarações em que se sinta ofendido na honestidade e boa conduta".

Em entrevista ao Porto Canal, o treinador dos 'dragões' disse que reconhecia a dificuldade em se arbitrar, mas que exigia competência, porque seria ela, no final, a "preservar a justiça da competição".

"No final, não podem ser os árbitros a decidir o campeonato. As equipas têm de vencê-lo ou perdê-lo pelo que fizeram dentro das quatro linhas", referiu Lopetegui.

Fontelas Gomes salientou que "não são os árbitros a decidir campeonatos, são os treinadores e jogadores", e que os juízes fazem o melhor trabalho possível, embora também cometam erros, à semelhança de jogadores e técnicos.

Para a APAF, declarações negativas sobre a arbitragem, antes e depois dos jogos, devem ser escrutinadas.

"Têm que ser criados mecanismos para que seja o conselho de disciplina e a comissão de instrução a avaliar estas declarações que são feitas antes, durante e depois dos jogos e fazer de uma forma automática esse tipo de penalização, ou não", acrescentou o presidente da APAF.

RPM // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

Francisco Conceição: “Para representar este símbolo é preciso dar a vida”

Jogadores portistas enalteceram a justiça do triunfo frente ao Vitória de Guimarães (3-1).

Pepê: “Conseguimos fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final” da Taça

O avançado do FC Porto, Pepê, que fechou o marcador no encontro frente ao Vitória de Guimarães, aponta que os Dragões conseguiram “fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final”, em declarações ao Porto Canal.