AICEP: Portugal "está no radar dos investidores chineses"

AICEP: Portugal "está no radar dos investidores chineses"
| Economia
Porto Canal

Portugal "está no radar dos investidores chineses", declarou à agência Lusa um administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo do país (AICEP), Luís Castro Henrique, depois de "dezenas de contactos" na China.

A China foi o palco fora da Europa do atual "road show" (digressão) mundial da AICEP para "promover as oportunidades de investimento" em Portugal, numa operação iniciada na semana passada em Xangai e concluída hoje em Pequim.

"Há um grande trabalho a fazer para angariar investimentos", disse Castro Henriques.

Entre as "vantagens competitivas" de Portugal, o responsável salientou "a relação única com a CPLP" (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e a integração na União Europeia.

"Investir em Portugal é uma oportunidade para chegar a 700 milhões de consumidores", afirmou.

Ainda este ano, o referido "road show" irá ao Brasil e aos Estados Unidos da América, adiantou Castro Henriques.

A promoção em Xangai e em Pequim, duas cidades onde a AICEP tem delegações, coincide com um bom momento das exportações portuguesas para a China.

Nos últimos três anos, a China foi também um dos países que mais investiu em Portugal, nomeadamente nos setores da energia, seguros, saúde, banca e imobiliário.

Segundo a Administração-geral das Alfândegas Chinesas, em 2014, as exportações portuguesas para a China cresceram 18,8% em relação ao ano anterior, atingindo o montante recorde de cerca de 1.665 milhões de dólares - mais de o dobro de há cinco anos.

"Cada vez há mais relações económicas com a China e há um comportamento muito positivo das nossas exportações", comentou ainda o administrador da AICEP.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.