CDU diz ser "dia inesquecivel" na Madeira

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, Madeira, 31 mar (Lusa) - O mandatário da CDU, Leonel Nunes, disse que hoje "é um dia inesquecível", depois de conhecidos os resultados da assembleia de apuramento geral das regionais da Madeira que ditaram mais um deputado para a CDU.

Leonel Nunes saudou os que "acreditaram no projeto da CDU que aumentou de dois para três os deputados eleitos".

"Conseguimos aquilo que muita gente andava atrás - tirar a maioria absoluta ao PSD. É um dia inesquecível na Madeira", acrescentou.

Leonel Nunes realçou que não tinha sido a recontagem dos votos nulos que resolveu o problema: "Foram as atas, números empolados de votos que foram expressos, votos da CDU dentro dos votos do PSD, ao fim e ao cabo, isto parece que a gente já tinha esquecido isto existia, aqui, na Madeira, mas existe e fez-se justiça".

"Agora ninguém nos tira o terceiro deputado", afiançou, mesmo que o PSD recorra para o Tribunal Constitucional.

O PSD-Madeira perdeu hoje a maioria absoluta, após a verificação de votos pela assembleia de apuramento geral dos resultados das eleições legislativas regionais da Madeira de domingo.

A informação consta de um edital hoje afixado na residência oficial do Representante da República, no Funchal, e onde se refere que o PSD perdeu o 24.º deputado - que lhe dava a maioria absoluta - e a CDU elegeu o terceiro.

No edital refere-se que o PSD passou de 56.690 para 56.574 votos o que foi suficiente para perder o 24.º deputado, que lhe dava a maioria em benefício da CDU que, apesar de ter descido de 7.082 para 7.060, conseguiu eleger o terceiro deputado.

De acordo com os resultados totais provisórios divulgados no domingo pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI), o PSD venceu com maioria absoluta (44,3%) as eleições regionais antecipadas na Madeira de domingo mas a verificação da assembleia de apuramento geral ditou hoje a perda da maioria absoluta, facto que acontece pela primeira vez desde 1976.

EC/DYC/AMB // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".