Populações da área nascente de Mogadouro já bebem água captada no rio Douro

| Norte
Porto Canal / Agências

Mogadouro, 13 ago (Lusa) -- A área nascente do concelho de Mogadouro começou a ser abastecida de água a partir de uma captação situada no rio Douro, junto à barragem de Bemposta, disse hoje fonte autárquica.

Em conjunto com a albufeira de Bastelos, que serve a zona poente, ficam resolvidas as necessidades de 90% da população deste concelho do distrito de Bragança, acrescentou.

"O setor nascente do concelho começou a ser abastecido através de uma captação situada no rio Douro. O investimento efetuado no sistema de transporte e armazenamento de água custou mais de 1,7 milhões de euros", disse à Lusa o vereador das Obras Públicas do município de Mogadouro, António Pimentel.

O novo sistema é composto por cerca de 40 quilómetros de adutoras e seis reservatórios, com capacidade para quatro milhões de litros.

Através da nova captação, aldeias como Bemposta, Urrós, Brunhosinho, Travanca, Figueirinha, Granja e Gregos ficaram com os problemas de abastecimento de águas resolvidos.

"O setor nascente da vila é abastecido de água em quantidade e qualidade devido ao tratamento adequado que é feito na Estação de Tratamento de Água (ETA)", frisou o vereador António Pimentel.

Numa segunda fase, o sistema de abastecimento ao setor nascente do concelho vai completar-se com uma nova obra que, apesar de ser a servir um menor número de consumidores, implica um investimento mais avultado.

Neste caso, o objetivo é servir Variz, Santiago, Vila de Ála, Vilarinho dos Galegos e Bruçó, aldeias que representam 2% da população do concelho.

Com a conclusão de todo o sistema de abastecimento ao setor nascente, o concelho de Mogadouro ficará com duas fontes "praticamente inesgotáveis" de água própria para consumo, num concelho onde setor pecuário é o principal motor da economia local, salientou o autarca.

A câmara de Mogadouro já havia assegurado que não se associará à empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD) para resolver problemas de abastecimento de água ao concelho em quantidade e qualidade, a preços suportáveis.

A autarquia chegou a assinar um compromisso com a ATMAD, em 2002, que nunca saiu do papel.

O sistema municipal de abastecimento de água serve uma população que ronda os 10 mil habitantes, a qual quase duplica no mês de agosto.

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.