Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real, Braga e Bragança pelo segundo dia consecutivo

Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real, Braga e Bragança pelo segundo dia consecutivo
| Norte
Porto Canal

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu hoje, pelo segundo dia consecutivo, um alerta amarelo de calor para os distritos de Vila Real, Braga e Bragança devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

A DGS alerta, na sua página na Internet, que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, "pode produzir efeitos negativos na saúde humana".

Esses efeitos, avisa a DGS, manifestam-se "através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras e esgotamento por calor".

Por causa das temperaturas elevadas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou doze distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo.

Sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, estão os distritos de Vila Real, Braga, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Portalegre, Évora e Beja e a Madeira.

De acordo com o IPMA, este aviso vai vigor até às 18:59 de quinta-feira.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste no interior norte e centro durante a tarde, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento vai soprar fraco, podendo tornar-se moderado nas regiões do litoral a partir do início da tarde, prevendo-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do litoral norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius, em Faro 29, no Porto 30, em Évora 37, em Beja e Castelo Branco 36, Vila Real e Portalegre 35, Bragança, Viseu e Braga 34, Funchal 28 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 25.

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.