Mais de 500 bombeiros combatem 3 fogos em Viseu

Mais de 500 bombeiros combatem 3 fogos em Viseu
| Norte
Porto Canal

Mais de 500 bombeiros estão hoje a combater três incêndios no distrito de Viseu, o mais grave no concelho de Sernancelhe, para onde já foram destacados meios aéreos, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

De acordo com o Segundo Comandante Distrital de Operações de Socorro de Viseu, Henrique Pereira, estavam ativos, pelas 07:30 de hoje, três incêndios naquele distrito, nos concelhos de Sernancelhe, Sátão e São Pedro do Sul.

O incêndio "mais complicado" é o de Sernancelhe, com "quatro frentes em pinhal, a arder com muita intensidade", que estão a ser combatidas por 71 viaturas e 204 bombeiros, disse o responsável.

Apesar deste cenário, "neste momento não existem povoações em perigo".

Henrique Pereira adiantou que o Comando Nacional irá mobilizar meios aéreos, que "em princípio entrarão ao serviço pelas 8:00/8:30", para o combate a este e aos outros incêndios que lavram no distrito de Viseu.

Ainda de acordo com o Segundo Comandante Distrital, o fogo de Sátão, que tem uma frente ativa, "com acessos difíceis e muito desfavoráveis a combate sapador", está a ser combatido por 198 bombeiros apoiados por 59 viaturas.

Em São Pedro do Sul, onde lavra um incêndio com "uma frente de dois quilómetros, também de difícil acesso", estão 134 bombeiros apoiados por 30 viaturas.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil o fogo em Arnas (Sernancelhe) deflagrou às 12:11 de segunda-feira, o de Ponte Ferreira/Romãs (Sátão) teve início também na segunda-feira, mas às 14:51, e o de Macieira/Sul (São Pedro do Sul) deflagrou no domingo, às 13:19.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.