Um em cada três alunos desiste do ensino superior

Um em cada três alunos desiste do ensino superior
| País
Lusa

Quase um em cada três alunos que decide tirar um curso ou frequentar o ensino superior na Europa acaba por desistir, alerta um relatório da Eurydice hoje divulgado pela Lusa.

O acesso ao ensino superior, os níveis de retenção dos alunos e a empregabilidade dos cursos foram analisados pelo gabinete da Comissão Europeia (CE), que agora divulgou um novo relatório: “Modernização do Ensino Superior na Europa: Acesso, Retenção e Empregabilidade 2014” .

No Espaço Europeu de Ensino Superior (European Higher Education Área - EHAE), “quase um em cada três alunos que entram em programas não os completam”, lê-se no documento da CE, que lembra que em muitos países as taxas de desistência têm vindo a aumentar.

O EHAE é composto pelos seus 47 Estados-membros, que incluem os 28 países-membros da União Europeia.

Perante esta realidade, as instituições de ensino superior devem identificar e apoiar os estudantes com mais necessidades, defendem os relatores do documento, lembrando que esses apoios devem ser dados logo no primeiro ano de estudos dos alunos.

“Poucos países desenvolveram iniciativas, estratégias e medidas para melhorar o acesso dos grupos de estudantes que estão em minoria no ensino superior”, lê-se no documento, que dá como exemplos os alunos com deficiências, estudantes mais velhos, minorias étnicas ou pertencentes a famílias carenciadas.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados