Sentimento económico em Portugal aumenta depois de queda ligeira

Sentimento económico em Portugal aumenta depois de queda ligeira
| Economia
Porto Canal

O indicador do sentimento económico (ISE) aumentou em março, tanto na zona euro como na União Europeia (UE), mantendo a tendência positiva que vem seguindo desde início deste ano, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.

Na zona euro, o ISE melhorou 1,6 pontos para 103,9, acompanhando a melhoria da confiança entre os consumidores, mas também nos setores do comércio a retalho, serviços, construção e indústria.

Em Portugal, depois da queda ligeira registada em fevereiro, o indicador subiu agora 1,3 pontos para 103,2.

Nas maiores economias da zona euro, o indicador cresceu significativamente em Itália (2,4 pontos), Alemanha (1,8) e Espanha (1,7). Já em França avançou apenas ligeiramente (0,4).

No total dos 28 países da União Europeia, segundo a Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o indicador de sentimento económico cresceu uns 0,9 pontos para 106,1, numa melhoria ligeira justificada com o desempenho negativo do Reino Unido (-2,7), sobretudo, e da Polónia (-0,4).

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.