PSD vai recorrer de decisões de impugnação

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 ago (Lusa) - O PSD vai recorrer das decisões dos tribunais que impugnaram candidaturas autárquicas do partido, utilizando "todos os instrumentos jurídicos à disposição", disse à agência Lusa o presidente dos Autarcas Sociais-Democratas (ASD), Pedro Pinto.

"O PSD sempre entendeu, bem como o PS e o PCP, que esta lei se aplicava aos territórios e não à liberdade de poder concorrer a outra autarquias, por isso, os órgãos nacionais, bem como distritais e locais, estão preparados para reagir, contestando [a decisão] nos locais próprios", referiu o também coordenador autárquico social-democrata.

Pedro Pinto adiantou que "oportunamente" haverá uma comunicação do porta-voz e vice-presidente do partido, Marco António Costa, que "dará nota de todas as diligências que irão ser feitas".

O dirigente do PSD assegurou que irão ser utilizados "os instrumentos jurídicos que estão à disposição", reforçando que "os órgãos nacionais estão convictos" de que "a doutrina constitucional" e o "espírito da lei e do legislador" vão "no sentido de inibir mais de três candidaturas no mesmo território e não no sentido que foi agora decidido".

Três tribunais decidiram hoje pela impugnação das candidaturas do PSD na Guarda, Tavira e Castro Marim, pedidas pelo Bloco de Esquerda, disse à Lusa o coordenador autárquico bloquista, Pedro Soares.

Em causa estão as candidaturas de José Estevens, em Tavira, de Álvaro Amaro, na Guarda, e de Francisco Amaral, em Castro Marim, todos do PSD, após terem atingido o limite de mandatos autárquicos noutros municípios. Os tribunais responsáveis pelas decisões foram os de Tavira, da Guarda e de Vila Real de Santo António.

ATF (ACL/TDI)// SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.