Marcha em Tunes reflete "a união da Tunísia num momento difícil" - Bruno Maçães

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 mar (Lusa) - O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, salientou hoje à Lusa que a marcha contra o terrorismo na cidade de Tunes representou "a união da Tunísia num momento difícil, de transição para a democracia".

Bruno Maçães, que participou hoje à tarde na marcha em representação de Portugal, enalteceu que "a sociedade tunisina respondeu com muita maturidade, muita calma, união e determinação".

"Trata-se de uma sociedade frágil, economicamente frágil, com desemprego jovem muito elevado, mas muito unida, com todas as forças políticas unidas no combate ao terrorismo", apontou.

Milhares de tunisinos marcharam hoje contra o terrorismo, na capital do país, depois do massacre contra turistas estrangeiros no Museu Nacional do Bardo, há pouco mais de uma semana.

O ataque em causa, a 18 de março, foi perpetrado por dois homens armados que abriram fogo contra dezenas de turistas estrangeiros. No total, 20 turistas e um polícia tunisino morreram, além dos dois atacantes, que foram abatidos pela polícia.

O atentado foi reivindicado pela organização terrorista autoproclamada Estado Islâmico.

Na marcha de hoje participaram vários dirigentes políticos internacionais, incluindo o Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Portugal esteve igualmente representado pelo vice-presidente da Assembleia da República Miranda Calha.

ER (ND) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.