Tribunal confirma corrida de touros de Agosto em Viana

Tribunal confirma corrida de touros de Agosto em Viana
| Norte
Porto Canal / Agências

Um tribunal administrativo e fiscal autorizou a instalação de uma arena amovível em Viana do Castelo, após primeiro indeferimento municipal, viabilizando, pela segunda vez, a tourada de agosto naquela cidade, anunciou hoje a organização.

Segundo a "Prótoiro", o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga deu provimento à providência cautelar interposta na semana passada por aquela federação das associações taurinas, após o pedido de licenciamento da instalação da arena ter sido indeferido pelo município alegando questões de segurança, nomeadamente a falta de um plano de mobilidade para o local.

O indeferimento da autarquia, que em 2009 se declarou "antitouradas", aconteceu a 01 de agosto, estando a denominada "Corrida pela Liberdade" agendada para as 17:00 do próximo domingo, dia forte da Romaria d'Agonia, e em terrenos privados da freguesia de Darque.

A "Prótoiro" garantiu sempre que o plano de mobilidade exigido pelo município não era necessário, mas acabou por entregar esse documento na passada sexta-feira. Sobre este documento, o município ainda não se pronunciou, pelo que, ao nível camarário, a instalação da arena continua indeferida.

Contudo, em paralelo, os organizadores avançaram com uma providência cautelar para suspender o indeferimento, agora aceite pelo tribunal, viabilizando desta forma, para já, a instalação da arena amovível, com capacidade para 3.300 pessoas.

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Viana do Castelo confirmou que a autarquia foi notificada hoje desta decisão, remetendo para mais tarde uma posição oficial.

"Mais uma vez ficou provado, preto no branco, que as Câmaras Municipais não têm competência para proibir a realização de corridas de touros. Há leis, que são para cumprir, e posturas prepotentes de presidentes de Câmara, neste do presidente José Maria Costa, não são toleradas num Estado de Direito", afirmou à Lusa Diogo Monteiro, dirigente da "Prótoiro".

Já em agosto de 2012, na primeira tourada organizada em Viana do Castelo em quatro anos, a autarquia tinha indeferido o pedido da "Prótoiro" para a instalação da mesma arena, neste caso em terrenos agrícolas da freguesia de Areosa, alegando violação do Plano Diretor Municipal, decisão que acabou por ser suspensa pelo tribunal.

"Foi respeitada a liberdade, a diversidade e a cultura dos vianenses. No domingo, o que teremos é exatamente isso: uma grande festa de celebração da liberdade e da cultura dos vianenses", assumiu ainda Diogo Monteiro, a propósito desta segunda decisão judicial.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo tinha já classificado a realização da tourada de 18 de agosto como uma "provocação" ao concelho. José Maria Costa alega a falta de tradição local e a defesa dos direitos dos animais para evitar o regresso das touradas.

Por proposta da maioria PS, a Câmara de Viana do Castelo aprovou em fevereiro de 2009 uma declaração afirmando-se como "antitouradas", garantindo travar o licenciamento deste tipo de espetáculos sempre que tal dependesse de autorização municipal.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.