Feira do Folar rende 1,5 milhões de euros para o concelho de Valpaços

Feira do Folar rende 1,5 milhões de euros para o concelho de Valpaços
| Norte
Porto Canal

A Feira do Folar de Valpaços, que decorre entre hoje e domingo, gera um volume de negócios de 1,5 milhões de euros para os produtores, particulares e padarias, hotelaria, restauração e comércio, disse o presidente do município.

No recinto da Feira do Folar de Valpaços espalham-se cerca de 100 expositores que vão ter à venda cerca de 50 toneladas de folar.

O presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, afirmou que espera a visita de cerca de 100 mil pessoas durante os três dias, que deverão "gerar um volume de negócios de cerca de 1,5 milhões de euros para o concelho, entre a restauração, hotelaria, comércio local e os produtores, particulares e padarias, que confecionam o folar".

Esta iguaria, que marca presença obrigatória em praticamente todos os lares transmontanos durante a celebração da Páscoa, é feita com ovos, farinha, azeite e várias carnes como presunto, salpicão, linguiça e carnes de porco.

À venda estará o folar tradicional e industrial, produzido pelas padarias ou em fornos de particulares, que aproveitam o certame para fazer algum rendimento extra.

O autarca salientou ainda que esta feira é também uma "oportunidade única para que muitos produtores arranjem clientela para vender o folar o ano inteiro e não apenas na época da Páscoa".

O folar é o cabeça de cartaz do evento, mas no recinto encontram-se ainda à venda um outro produto típico da região, o bolo podre.

Mas o certame serve também para promover e potenciar outros "importantes produtos deste concelho do distrito de Vila Real, como a castanha, azeite e vinho, setores que representam cerca de 50 milhões de euros por ano.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).