Sul coreanas Piaolin vencem Concurso de Música de Câmara de Alcobaça

| País
Porto Canal / Agências

Alcobaça, Leiria, 26 mar (Lusa) -- O Duo Piaolin, da Coreia do Sul, venceu hoje o IV Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça (CIMCA), na categoria Sénior, divulgou a Academia de Música organizadora da iniciativa.

Na final da categoria, realizada hoje no Cine-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro, destacou-se a atuação do duo feminino de piano e violoncelo que, segundo a organização, "leva para casa um cheque no valor de 4000 euros e a oportunidade de realizar concertos na temporada de 2016 do Cistermúsica -- Festival de Música de Alcobaça, do Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul) e do Festival Internacional de Música de Maputo (Moçambirque)".

Numa nota enviada às redações, a Academia de Música de Alcobaça revela ainda que, no segundo lugar, com um prémio de 2000 mil euros, se classificou o Duo Shalamov.

O terceiro classificado foi o Duo L , que irá receber um prémio no valor de 1000 euros.

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa, por decisão do júri, ao grupo Sforzanduo.

O júri, presidido por António Rosa, da Orquestra Sinfónica do Porto, integra António Saiote, da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), no Porto, Jonathan Luxton, da Orquestra Gulbenkian e da Escola Superior de Música de Lisboa, Miquel Bernat, diretor artístico do agrupamento Drumming e docente da ESMAE e da ESMUC, em Barcelona, Luís Magalhães, pianista e professor da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, e Vicente Chuaqui, do Conservatório de Música do Porto.

A IV edição do CIMCA está a decorrer em Alcobaça desde o dia 22, reunindo cerca de cinquenta músicos de oito países do mundo.

A maioria são grupos e instrumentistas oriundos de Portugal, mas no evento participam também músicos de Espanha, Irlanda do Norte, Rússia, Bulgária, Polónia, Brasil e Coreia do Sul, num total de cerca de 17 formações.

O Duo Piaolin junta-se agora aos espanhóis Face Two Phase, que, na quarta-feira, arrecadaram o primeiro prémio da categoria Júnior.

Ambas as formações atuarão no último dia do CIMCA, sexta-feira, em concertos que se realizarão durante a Cerimónia de Entrega de Prémios e no Concerto dos Laureados, pelas 21:00, no Cine-Teatro de Alcobaça -- João d'Oliva Monteiro.

DYA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados