Taxa de inflação homóloga abranda para 0,8% - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 ago (Lusa) - A taxa de inflação homóloga em julho situou-se em 0,8%, menos 0,2 pontos percentuais que em abril, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A média anual do índice de Preços do Consumidor (IPC) situou-se em 1,3% em julho, um ligeiro recuou de 0,1 pontos percentuais face à registada em junho, adiantou o INE.

Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média diminuiu 0,1 pontos percentuais para 0,6%.

A principal redução na taxa de variação média dos últimos doze meses, comparativamente com junho de 2013, ocorreu na classe da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, com uma descida de 0,7 pontos percentuais, para 4,5%.

"À semelhança dos meses anteriores, estes resultados continuam a ser influenciados, em grande medida, pela dissipação de diversos efeitos que estavam a influenciar o comportamento dos preços, destacando-se a alteração da taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) do gás natural e da eletricidade de 6% para 23% em outubro de 2011, cujo efeito em termos de variação homóloga se anulou em outubro de 2012", refere o INE.

Em sentido oposto assinala-se a diminuição menos acentuada da taxa de variação média dos últimos doze meses na classe da saúde, situando-se em -0,7% no mês de julho (-1,1% em junho de 2013).

Numa análise em termos homólogos, o INE destaca que o indicador de inflação subjacente (IPC excluindo energia e produtos alimentares) apresentou uma taxa de variação homóloga de 0,5% em julho (0,6% em junho).

Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC salienta-se a dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas com uma variação homóloga de 2,5% em julho (2,8% em junho), sobretudo devido aos contributos dos sub-subgrupos da fruta fresca e frigorificada e das batatas.

Entre as contribuições negativas para a variação homóloga do IPC destaca-se a registada pela classe do vestuário e calçado, com uma variação homóloga de -1,2%, seguida da classe dos bens e serviços diversos com -1,3%.

Relativamente ao Índice Harmonizado de Preços do Consumidor (IHPC), índice que permite uma comparação com os países da área do euro, a taxa de variação média anual em Portugal passou de 1,6% em junho para 1,4% em julho.

Em junho de 2013 esta taxa foi inferior em 0,4 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do euro. Em julho, a diferença entre a taxa de variação média do IHPC português e a estimativa do Eurostat para os países pertencentes à área do euro deverá aumentar 0,2 pontos percentuais.

SMS // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.