Câmara de Viana gasta 60 mil euros para tornar estacionamento gratuito em agosto

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Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 12 ago (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo vai gastar 60.840 euros para tornar gratuitos 2.070 lugares de estacionamento privado na cidade, à noite e aos fins de semana, em agosto, tentando dinamizar o comércio e a restauração.

Segundo uma deliberação municipal à qual a agência Lusa teve hoje acesso, em causa estão quatro parques de estacionamento subterrâneos e um à superfície, que, no seguimento de uma campanha idêntica em vigor de maio a julho e entre setembro e dezembro, foi alargada a agosto.

Assim, segundo a deliberação proposta pela maioria socialista e já aprovada, o município vai pagar ao grupo PA Parques 43.050 euros por 1.520 lugares de estacionamento relativos a três parques (Campo d'Agonia, antigo Mercado e Afonso III), que assim continuam a ser gratuitos diariamente entre as 20:00 e as 02:00, e aos sábados e domingos durante todo o dia, em agosto.

Soma-se o pagamento de 14.790,78 euros ao grupo Rites, por 400 lugares no Parque 1.º de Maio, e 3.000 euros à empresa Reis Parque, por 150 lugares na marina da cidade.

O objetivo da medida, que envolve um protocolo de colaboração com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e com a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), é a "promoção, comercial e atração de turistas" à cidade, motivo pelo qual a autarquia optou por alagar a medida, e respetivo pagamento aos concessionários privados, a este mês.

Insere-se na campanha "Viana do Castelo com o comércio tradicional", apresentada em abril, e que envolve vários parques de estacionamento pagos que funcionam no centro da cidade.

Totalmente financiada pela Câmara Municipal, esta campanha custaria 54.300 euros para o total dos sete meses (maio a dezembro, exceto agosto).

Contudo, só o alargamento a este mês, o de maior movimento na cidade de Viana do Castelo, custará à autarquia 60.840 euros, o que já levou o PSD local a afirmar tratar-se de uma medida "eleitoralista", reclamando antes uma solução "definitiva", através da criação de estacionamento gratuito à superfície no centro da cidade.

Contactada pela Lusa, a Câmara não quis comentar estas acusações, no entanto o autarca socialista José Maria Costa tinha já justificado esta campanha com as "dificuldades sentidas" pelos comerciantes locais face ao "menor poder de compra" dos clientes, pretendendo "promover" a visita à cidade e aos seus pontos de atração, sendo o alargamento a agosto justificado pelo "sucesso" já obtido com a campanha.

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