Exército chinês realiza manobras militares com fogo real na fronteira com a Birmânia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 26 mar (Lusa) - O exército chinês levou a cabo manobras militares com fogo real na fronteira do país asiático com o norte da Birmânia, numa zona onde persistem os conflitos entre os rebeldes de minoria kokang e as forças armadas birmanesas.

Segundo o canal militar da emissora de televisão estatal chinesa, CCTV, uma brigada do exército da província de Yunnan, que faz fronteira com a Birmânia, levou a cabo "recentemente" manobras noturnas de grande escala com fogo real nas montanhas, de modo a provar que as tropas "estão prontas para combater de noite".

As imagens mostram soldados equipados com lança-chamas realizando, de noite, vários exercícios debaixo de intenso fogo de artilharia, mas não foram revelados mais pormenores sobre estas operações, como a data em que aconteceram.

As manobras militares do Exército de Libertação Popular chinês acontecem depois de a China denunciar este mês que aviões de guerra birmaneses tinham entrado no seu espaço aéreo e foram responsáveis por uma bomba que matou cinco pessoas em Lincang, a oeste de Yunnan.

A Birmânia negou as acusações e, em troca, sugeriu que o ataque foi da responsabilidade dos rebeldes kokang, apesar de analistas considerarem que estes não estão suficientemente equipados para lançar bombas à distância.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.