Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real, Braga e Bragança

Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real, Braga e Bragança
| Norte
Porto Canal

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta amarelo de calor para hoje para os distritos de Vila Real, Braga e Bragança devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

A DGS alerta, na sua página na Internet, que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, "pode produzir efeitos negativos na saúde humana".

Esses efeitos, avisa a DGS, manifestam-se "através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras e esgotamento por calor".

Por causa das temperaturas elevadas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, 12 distritos do continente e a Madeira.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Évora e Beja e o arquipélago da Madeira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 09:00 de terça-feira e as 20:59 de quarta-feira.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA é o segundo menos grave de uma escala de quatro e pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob risco máximo de incêndio 26 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu, Coimbra, Aveiro e Porto.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumento temporário de nebulosidade no interior norte e centro a partir da tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior norte, vento fraco, tornando-se fraco a moderado e descida da temperatura máxima, em especial no litoral.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco e nos Açores períodos de céu muito nublado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 30 graus Celsius, Bragança e Évora 36, Castelo Branco, Beja e Vila Real 35, no Porto 22, em Faro 29, no Funchal 28 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 25.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.