Maria Luís Albuquerque diz que consequências da actuação dos gestores do GES e BES são "lamentáveis"

Maria Luís Albuquerque diz que consequências da actuação dos gestores do GES e BES são "lamentáveis"
| Política
Porto Canal

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, considerou hoje que, à luz dos factos agora conhecidos, é possível dizer que as consequências da atuação dos gestores do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES) são "lamentáveis".

"É possível hoje dizer que as consequências da atuação dos gestores desse grupo são lamentáveis", afirmou a governante na sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES/GES.

A ministra acrescentou que também "são lamentáveis as falências de empresas de menor dimensão", mas que "não faz parte do leque de instrumentos que o Governo tem ao seu dispor apoiar empresas do setor não financeiro".

Questionada sobre o conteúdo de uma reunião que teve com Ricardo Salgado em 2014, ainda antes do colapso do BES, Maria Luís Albuquerque voltou a dizer, tal como havia feito na sua primeira audição na comissão, que "o que foi solicitado é se havia disponibilidade de financiamento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ao ramo não financeiro do GES".

E acrescentou: "O que os representantes do GES, nomeadamente, o dr. Ricardo Salgado, me transmitiram eram as dificuldades financeiras da área não financeira. Nunca o dr. Ricardo Salgado nos pediu, ao Estado português, para usar o mecanismo de recapitalização dos bancos".

Confrontada com uma questão do deputado do PSD Carlos Abreu Amorim sobre a afirmação de Ricardo Salgado no parlamento de que a única coisa que o GES precisava era de tempo, a governante jogou ao ataque.

"Neste caso, como noutros que me ocorrem, tempo é dinheiro. E isso é que aparentemente não havia", destacou.

Relativamente à exposição do BES ao GES, a governante sublinhou que a informação que sempre lhe chegou do supervisor bancário é que tinham sido tomadas medidas para isolar o banco do grupo.

"A informação que existia pública sobre o BES e o GES era do meu conhecimento. Mas havia informação que só o Banco de Portugal enquanto supervisor é que tinha. Sempre confiei no Banco de Portugal, porque é ao Banco de Portugal que cumpre essa responsabilidade", vincou.

"Sabemos hoje que, caso as medidas do Banco de Portugal tivessem sido cumpridas, teriam evitado a contaminação do banco", assinalou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.