Festas dos Emigrantes sucedem-se em Agosto no distrito de Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 12 ago (Lusa) -- No mês de agosto sucedem-se, um pouco por todo o distrito de Vila Real, as festas que homenageiam os emigrantes que, nesta altura, regressam de férias à terra natal e fazem praticamente duplicar a população nas aldeias.

Na terça-feira o dia é dedicado aos emigrantes na festa de Sanfins do Douro, concelho de Alijó. Tal como em muito outros concelhos transmontanos, Alijó é um município de emigrantes e, por isso mesmo, a sua população praticamente duplica no mês agosto, quando regressam à terra natal.

A romaria de Sanfins é conhecida pela arrematação do andor por parte de dois grupos de populares. Este ano venceu o "Grupo Velho", que pagou 21 mil euros pelo direito de transportar o andor que, no domingo, desceu do santuário até Sanfins.

Na terça-feira decorre a procissão de "Regresso de Nossa Senhora da Piedade", logo depois realiza-se a missa campal dedicada a todos os emigrantes e, à noite, o baile dos casados.

A presidente da junta de Sanfins, Ana Sobrinho, disse hoje à agência Lusa que o objetivo é homenagear e acarinhar os emigrantes que regressam a casa nesta altura.

A autarca referiu ainda que a freguesia viu partir este ano mais algumas pessoas, essencialmente jovens e licenciados que não conseguiram arranjar trabalho neste território essencialmente agrícola e onde predomina a vitivinicultura.

Alguns partiram e outros já não conseguiram. "Parece que em alguns países, como a Suíça, a situação está mais complicada para a entrada de emigrantes", acrescentou.

Os emigrantes de Sanfins espalham-se também pela França, Luxemburgo, Alemanha e Estados Unidos da América.

A tradicional "Festa do Emigrante" de Murça realiza-se também na terça-feira.

As festividades arrancam ao som dos bombos e, à noite, depois da atuação da banda marcial, há fogo-de-artifício, baile e uma atuação de DJ franceses.

Muitos naturais deste município espalharam-se por países como Luxemburgo, França ou Suíça à procura de melhores condições de vida.

A aldeia de Fiolhoso, no concelho de Murça, é mesmo conhecida como "a mais luxemburguesa de Portugal", visto que a maioria dos seus emigrantes rumou até aquele país.

Durante o ano a freguesia não terá mais de 200 habitantes, já no verão, a aldeia ganha nova vida com a chegada de centenas de emigrantes.

A emigração para o Luxemburgo começou nos anos 60 e, no início dos anos 70, os portugueses já eram a maior comunidade de estrangeiros no país. São atualmente quase 18 por cento da população, estão espalhados por todo o país e todos os anos continua a haver uma nova vaga de emigração portuguesa.

Em Mondim de Basto, o município decidiu voltar a realizar a "Feira do Emigrante". Assim, excecionalmente no mês de agosto, além das regulares feiras dos dias 02 e 22, realizar-se-á mais uma nesta sexta-feira.

Este certame, de acordo com fonte da autarquia, "pretende aproveitar a presença dos emigrantes e turistas de férias no concelho, constituindo mais uma oportunidade de negócio para o comércio local".

Em Vila Pouca de Aguiar a comemoração em honra dos que partiram do concelho à procura de melhores condições de vida decorreu no dia 05 de agosto.

Durante um dia inteiro, decorreram atividades ao ar livre e cerca de 20 concertos ao vivo.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.