Federação de Natação quer um centro de alto rendimento para universitários

| Desporto
Porto Canal / Agências

Coimbra, 25 mar (Lusa) - O diretor para a natação pura da Federação Portuguesa de Natação (FPN), Luís Monteiro, afirmou hoje que esta entidade quer criar um centro de alto rendimento para estudantes universitários, sendo Coimbra a sua possível localização.

Portugal já conta com um centro de alto rendimento em Rio Maior, para atletas até ao 12.º ano, faltando um centro para "nadadores" que estudem na universidade, disse à agência Lusa Luís Monteiro, em Coimbra, referindo que esta cidade é uma possibilidade para albergar o centro, pelas "excelentes infraestruturas e condições" que apresenta.

O responsável salientou que o futuro "passa por um centro de alto rendimento" para estudantes universitários, garantindo "menos abandono e menos desmotivação" por parte dos atletas.

O centro seria uma forma de se dar continuidade ao trabalho feito em Rio Maior, fundamental para se dar um salto de qualidade na natação nacional, frisou.

Luís Monteiro falava à agência Lusa à margem da apresentação dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores, seniores e absolutos, que se realizam no Complexo Olímpico de Piscinas em Coimbra, de 01 e 04 de abril, organizados em conjunto com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Associação de Natação de Coimbra.

Este evento marca o início do período de obtenção de mínimos, em Portugal, para os Jogos Olímpicos de 2016, competição na qual a Federação espera colocar seis a oito atletas.

Nos campeonatos nacionais em Coimbra disputa-se também o acesso aos Campeonatos do Mundo de Absolutos, na Rússia, em agosto, e aos Campeonatos da Europa de Londres, em maio de 2016.

Das provas a realizar no campeonato nacional, o diretor para a natação pura da FPN destacou a sessão de finais de 03 de abril, em que a Seleção Nacional vai realizar uma tentativa de recorde absoluto na prova de 4x200 livres masculinos com o objetivo de obter os mínimos para os Mundiais na Rússia.

O vereador da CMC Carlos Cidade realçou "as condições de exceção das infraestruturas" do município para a realização deste tipo de eventos desportivos, que considera serem um forte contributo para a economia local.

Os campeonatos nacionais vão contar com a presença de cerca de 600 atletas em Coimbra.

Carlos Cidade disse ainda que as infraestruturas desportivas da cidade "estão estabilizadas em termos de equipamentos desportivos", sendo apenas preciso ações de "requalificação de alguns espaços".

Um deles será o Estádio Universitário de Coimbra, para o acolhimento dos Jogos Universitários Europeus, que vai trazer à cidade "quatro a cinco mil atletas".

Segundo o vereador, será necessário reabilitar o campo, pista e edifício do estádio.

Contudo, "não há fundos comunitários para equipamentos desportivos", podendo a requalificação do espaço passar por "um quadro de reabilitação urbana".

Em janeiro, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, afirmou que "as expectativas de renovar o estádio [com financiamento europeu do próximo quadro comunitário] são fracas", garantindo, porém, que "não se vai desistir de maneira nenhuma" da renovação daquela infraestrutura.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029. 

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.