"Assédio" de angariadores de restaurantes condicionado em Ponte de Lima

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, 12 ago (Lusa) - A angariação de clientes para restaurantes de Ponte de Lima, nas ruas daquela localidade, ficou limitada a um profissional por restaurante, devidamente trajado e num espaço limitado, conforme define o novo regulamento municipal para travar o "assédio" aos turistas.

Fonte municipal explicou hoje que este novo regulamento, que já se encontra em vigor, define que a promoção "seja limitada a um angariador por restaurante" e "condicionada ao espaço frontal, tendo como limite o passeio adjacente".

"No caso dos restaurantes em espaços comerciais de condomínios, a promoção fica consignada à entrada do centro comercial e para os restaurantes onde se confunde a rua com o passeio, dado o pavimento estar todo ao mesmo nível, o limite máximo é de dois metros fronteiros à fachada do restaurante", acrescentou.

O objetivo deste regulamento, defende a Câmara de Ponte de Lima, é travar reclamações e manifestações de "desagrado" pelo "mal-estar" gerado pela angariação de clientes naquela vila, que "muitas vezes começa ainda dentro dos próprios veículos dos visitantes e prolonga-se no percurso desde o estacionamento até ao centro urbano".

A autarquia recorda que a promoção dos restaurantes e a "forte concorrência" na angariação de clientes tem sido "uma prática comum na marginal limiana" e que a regulamentação agora adotada visa "melhorar a forma de abordagem aos turistas e promover uma boa imagem de Ponte de Lima".

Deixa igualmente de ser permitido o acompanhamento dos turistas com fins comerciais, substituído "por uma simples chamada à passagem das pessoas na frente do restaurante e do simpático convite para entrar".

A indumentária a apresentar pelos angariadores também está prevista no regulamento, que "recomenda o uso de calça ou saia preta, sapatos e meias pretas, camisa ou blusa branca, e no caso da utilização de casaco, que seja preto ou bege, ou outra indumentária representativa".

Deixa ainda de ser permitido "o assédio aos turistas para fins comerciais", antes "salvaguardando os valores fundamentais de respeito pela concorrência e livre escolha dos clientes, nalguns casos já fidelizados a determinados estabelecimentos e por isso previamente decididos quanto à opção do restaurante", explica o município, que comunicou as novas regras à PSP local e aos empresários de restauração.

A autarquia recorda que Ponte de Lima é o terceiro destino nacional de visitantes ao fim de semana, pelo que esta medida surge como "incentivo e preservação da satisfação dos turistas", que procuram aquela vila não só pela "beleza ambiental e conservação do património", mas "sobretudo pela qualidade da gastronomia tradicional".

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.