Fernando Gomes pode tornar-se quarto português no comité executivo da UEFA

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 22 mar (Lusa) -- O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, pode tornar-se terça-feira o quarto português a ser eleito para o Comité Executivo da UEFA, depois de Cazal-Ribeiro, Silva Resende e Gilberto Madaíl.

Cazal-Ribeiro foi eleito em 1968, depois de receber 18 de 32 votos (56,2 por cento), Silva Resende em 1984, com 19 de 34 (55,8), e Gilberto Madaíl em 2007, com 27 em 52 (51,9), para, depois, falhar em 2011, com apenas 17 em 53 (32) na primeira volta e 10 em 53 (18,8) na segunda.

Desta vez, Fernando Gomes é um dos 12 candidatos para sete lugares no órgão máximo da UEFA para os próximos quatro anos (2015 a 2019), numa eleição que vai realizar-se em Viena, palco do 39.º Congresso Ordinário da UEFA.

Em 2013, o líder da FPF foi candidato e tinha boas hipóteses de ser eleito - era um dos nove candidatos a oito lugares -, mas acabou por retirar a candidatura, o que levou o presidente da UEFA, Michel Platini a nomeá-lo Conselheiro especial do Comité Executivo, cargo que ocupa desde então.

Os votantes na eleição para o Comité Executivo são os líderes das 54 federações que integram a UEFA, mais uma do que na eleição anterior, face a integração de Gibraltar, sendo que cada federação tem direito a um voto.

Os sete mais votados são eleitos, sendo que é necessário ter mais de 50 por cento dos votos. Os que tiverem são imediatamente eleitos e os que não tiverem vão a uma segunda volta, na qual necessitarão de igual percentagem.

Do atual Comité Executivo, quatro membros cujo mandato termina vão concorrer à reeleição, casos do espanhol Ángel María Villar, do ucraniano Grigoriy Surkis, do suíço Peter Gilliéron e do búlgaro Borislav Mihaylov.

Além deste quarteto e de Fernando Gomes, são candidatos Sándor Csányi (Hungria), Yngve Hallèn (Noruega), Trefor Lloyd Hughes (País de Gales), Campbell Ogilvie (Escócia), Davor Suker (Croácia), Geir Thorsteinsson (Islândia) e Servet Yardimci (Turquia).

O XXXIX Congresso Ordinário da UEFA vai também reconduzir o francês Michel Platini como presidente do organismo, já que o ex-futebolista de Nancy, Saint-Étienne e Juventus é candidato único ao cargo.

PFO // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.